sábado, 8 de dezembro de 2012

Avaliação de tecnologia inovadora para promoção do desenvolvimento infantil, segundo agentes comunitários de saúde

Foto ilustrativa de vocesabia.net
Por Juliana Martins - Dissertação de Mestrado da USP

Este estudo objetivou contribuir para a avaliação da efetividade da cartilha e do manual "Toda Hora é Hora de Cuidar" do projeto "Nossas Crianças: janelas de oportunidades" (projeto Janelas). Entendendo que o desenvolvimento infantil saudável depende de cuidados afetivos, responsivos e estimulantes, e ambiente promotor de saúde, o projeto Janelas foi desenhado com o objetivo de ampliar as ações das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), tendo como princípio superar a abordagem tradicional da assistência, centrada em aspectos biológicos, para outra, voltada a ações integradas, em diferentes níveis, valorizando os cuidados que promovem o desenvolvimento infantil. Está baseado em uma abordagem emancipatória de educação em saúde, visando contribuir para empoderar as famílias na promoção do desenvolvimento infantil, mediante compartilhamento do conhecimento e ampliação de sua participação no processo de atenção à saúde da criança. Para tal, foram elaborados a cartilha e o manual de apoio "Toda hora é hora de cuidar", enquanto tecnologias a serem utilizadas pela equipe de saúde na promoção do desenvolvimento infantil. A cartilha é voltada à família e o manual à equipe de saúde. 

Abordam temas como: alimentação, higiene, prevenção de acidentes, amor, segurança, brincadeira e direitos da criança, da gestação até seis anos de idade. Para avaliar a efetividade destes instrumentos com os agentes comunitários de saúde (ACS) foram realizados grupos focais com 29 ACS e questionários auto-aplicáveis com 125 ACS, buscando responder a indicadores de avaliação elaborados no início do projeto. As questões fechadas foram submetidas a análises descritivas e inferenciais e as questões abertas e os grupos focais a análise temática de conteúdo. A maioria absoluta dos ACS considerou o formato, conteúdo e linguagem dos instrumentos adequados para apoiar suas ações na promoção de desenvolvimento infantil. 

O material é utilizado em visitas domiciliares e grupos educativos em serviços de saúde e creches. Há dificuldades no trabalho com as famílias, dadas as adversidades que as marcam e o pouco envolvimento da equipe de saúde com as ações do Projeto. Os instrumentos são de fácil compreensão, abordam assuntos cotidianos, foram bem aceitos pelos ACS e legitimam suas ações nas atividades com as famílias. Porém, as mudanças políticas ocorridas na área de implantação do projeto, a sua não incorporação ao cotidiano de trabalho nas unidades, e as dificuldades que o ACS encontra na implantação do PSF interferiram nas atividades e levaram ao seu enfraquecimento. Considerando a avaliação positiva dos ACS em relação à adequação do material, e os relatos de experiências produtivas nos locais envolvidos com o projeto, pode-se afirmar que os instrumentos são adequados para apoiar os trabalhadores na promoção do desenvolvimento infantil. 

Para tal, faz-se necessário um maior envolvimento das equipes de saúde na proposta inovadora do projeto Janelas, sendo de fundamental importância o investimento no processo de capacitação e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo ACS

 Arquivos

AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Juliana_Martins.pdf (2.45 Mbytes)

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS 
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte:
www.teses.usp.br