sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Agentes de saúde protestam por falta de salário em Manacapuru

Participaram do protesto sessenta profissionais que trabalham como agentes de endemias, combatendo dengue e malária.  Adauto Silva .

Manacapuru - A praça da Prefeitura  de Manacapuru voltou a ser palco de protestos durante esta sexta-feira. Desta vez foram os funcionários da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do município que protestaram contra o não pagamento do 13º salário. Participaram do protesto  sessenta profissionais que trabalham como agentes de endemias, combatendo dengue e malária.

A guarda de endemias Deuzuite Luzia Souza de Oliveira, 43, que trabalha como agente desde março deste ano, disse que foi informada na secretaria de saúde do município que o dinheiro ‘sumiu da conta’. “Já estava tudo certo para nós recebermos nosso décimo, fomos informado que o dinheiro já estava na conta da prefeitura e só faltava transferir para a nossa. Agora, de repente, soubemos que o secretário usou o dinheiro para pagar conta de fornecedores, isso não é justo”, reclamou.

O guarda Raimundo Francisco de Souza Gomes, 30, que presta serviço para a FVS há 1 ano, disse que a maior preocupação é que o contrato do grupo pode encerrar agora dia 31de dezembro e todos ficarem sem esse vencimento. “Nós fizemos seletivo para dois anos, só não sabemos se vai valer. E se a outra administração entrar e nos colocar pra fora? Nem 13º a gente vai ter. O pior é que o próprio gerente nosso, que é um homem direito, disse que o dinheiro para o nosso pagamento existia mesmo, só que agora ‘o gato comeu’”, resmungou.

Segundo o gerente de Endemias de Manacapuru, Amós Alves de Souza, foi feito um planejamento para que os servidores recebessem o 13º salário,o que acabou não acontecendo.  “O que eu posso dizer é que não tem dinheiro pra pagar, estou muito chateado com isso. O que eles alegam  lá na prefeitura é que o Ministério da Saúde não repassa a 13ª parcela para pagamento de salários, mas nos fizemos um planejamento para que sobrasse esse dinheiro, controlamos nossos gastos e deu tudo certo. O dinheiro sobrou e estava na conta, só que quando foi agora na hora de pagar o pessoal, o dinheiro sumiu da conta, o secretário nem mais atende meu telefone, estou muito chateado com isso, pois acho um derrespeito ao funcionário”, desabafou.
A reportagem tentou contato por telefone com o secretário de Saúde do município, Ricardo Bezerra de Freitas, mas não obteve sucesso.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS 
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte:
www.d24am.com