segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Quase 100% com vacinação em dia

Em Mogi, pais se demonstram atentos aos prazos e importância da vacinação dos bebês / Foto Arquivo

O índice de vacinação de crianças menores de um ano, em Mogi das Cruzes, supera a média nacional. Noventa e oito por cento delas está com a caderneta em dia, enquanto por todo o País a média fica em 95% para a maioria das vacinas do calendário infantil e em campanhas de vacinação. Manter a carteirinha atualizada garante a saúde do bebê e ajuda a prevenir diversas doenças.
O índice de cobertura vacinal foi calculado por meio de um amplo monitoramento realizado pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde nos dois últimos sábados (dias 20 e 27) e representa a média das coberturas alcançada em cada dose indicada para bebês nos primeiros 12 meses de vida. Para a vacina de hepatite, a cobertura foi de 99,24% para crianças menores de um ano, enquanto para paralisia infantil foi 98,85% e para tetravalente, 98,47%. Noventa e cinco por cento dos menores de 12 meses foram imunizados contra o rotavírus.
“Os índices que alcançamos entre os menores de um ano estão excelentes. Sinal de que os pais e responsáveis estão atentos à importância da imunização e mantendo a caderneta de seus filhos sempre atualizada. Nossa orientação é para que este cuidado não se perca com o passar dos anos, pois a vacinação é importante em todas as idades”, explica a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.
O monitoramento de cobertura vacinal visitou 2.817 casas em 33 pontos distintos da Cidade, divisão baseada na distribuição das unidades de saúde do município. Nesta ação, foram avaliadas 785 cadernetas pelos técnicos do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
O  Calendário
O Ministério da Saúde disponibiliza atualmente 26 vacinas para adultos, jovens e crianças dentro do calendário nacional, sendo o público infantil o principal alvo. Em 2010, duas novas vacinas foram introduzidas: a de pneumo 10 valente e a meningocócica conjugada.
Com o objetivo de ampliar o uso das vacinas combinadas, o Ministério da Saúde incluiu neste ano, também no calendário de vacinação da criança, a vacina pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), visando diminuir o número de aplicações de injeções nas crianças.
Nesse ano foi incluída no calendário da criança a vacina inativada poliomielite com o esquema vacinal sequencial de quatro doses em crianças menores de um ano de idade que estejam iniciando seu calendário de vacinação.
Para 2013, a meta do Ministério da Saúde é oferecer mais duas vacinas, uma contra a varicela e outra contra a hepatite A.
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: o
diariodemogi.inf.br