segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Passeata alerta sobre prevenção ao câncer de mama

Passeata marcou os atos finais da campanha Outubro Rosa em Fortaleza

Centenas de pessoas se reuniram na avenida Beira Mar, durante caminhada do movimento Outubro Rosa

Ela nunca fez a mamografia, mas diz que agora tem incentivos suficientes para se submeter ao exame. A aposentada Rosângela Maria de Souza, 59 anos, lia um folheto informativo sobre prevenção ao câncer de mama enquanto centenas de pessoas caminhavam na avenida Beira Mar, em Fortaleza. 
Ontem, 4, foi realizada uma passeata para marcar os atos finais da campanha Outubro Rosa. O movimento, que objetiva alertar a sociedade sobre prevenção ao câncer de mama, realizou mais de 500 ações em todo o País durante o mês passado.
Em 2012, pelo menos 1.770 pessoas tiveram câncer de mama no Ceará. Desse total, 720 são de Fortaleza. Acompanhando sua esposa na caminhada, o motorista Ivonilo Targino Lopes, 39 anos, lembrou que também é papel dos homens incentivar a prevenção: “Ninguém quer ver sua esposa ou namorada doente. Devemos, sim, participar dessas ações”.
A caminhada começou às 8 horas, em frente ao Ideal Clube, na Praia de Iracema, e seguiu até a Praça dos Estressados. Mulheres, homens e crianças usavam camisetas e bonés na cor rosa.
A autônoma Clécia Freitas, 40 anos, que aderiu ao movimento pela terceira vez, afirma que a difusão de informações é uma das principais armas no combate à doença. “Quanto mais conhecimento melhor”, pontua.
Já para a socióloga e professora Nágela Drummond, 36 anos, as mulheres devem se preocupar mais com a saúde do corpo. “Atualmente, somos nós que cuidamos dos outros. Temos tripla jornada de trabalho. Enfrentar o câncer de mama significa respeito com nossas vidas” .
Apenas em 2009, foram 428 óbitos decorrentes do câncer de mama em todo o Estado. É a segunda doença que mais mata no Ceará, ficando atrás apenas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo de útero.
ENTENDA A NOTÍCIA
Outubro Rosa é uma campanha popular mundial que luta contra o câncer de mama. Além das ações de conscientização, monumentos e prédios públicos utilizam iluminação cor de rosa para chamar atenção.
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: w
ww.opovo.com.br