quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ministério alerta sobre surto de dengue em 4 cidades do Pará.


Curionópolis, Rondon do Pará, Dom Eliseu e Altamira são os municípios

Quatro municípios do Pará estão em alerta e podem ter um surto de dengue.  Curionópolis, Rondon do Pará, Dom Eliseu e Altamira estão entre os municípios do Estado com maior índice de infestação da doença e são considerados de risco. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde por meio do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti).
A pesquisa traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e foi realizada em 1.239 municípios, o que representa um acréscimo de 31% com relação aos participantes de 2011. No ano passado, 800 municípios realizaram o LIRAa.
No Pará os criadouros do mosquito estão em maioria no lixo. De acordo com a pesquisa, 37,8% dos criadouros foram encontrados nesse local. Com 36,8% aparecem os criadouros concentrados no abastecimento de água e por último (25,4%) nas residências.
Mas quem pensa que só os moradores dos quatro municípios citados precisam se preocupar se engana. Cidades como Monte Alegre, Itaituba, Parauapebas, Tucuruí, Novo Progresso, Santa Izabel do Pará, Santarém, Capanema, Soure e Belém precisam ficar em alerta, segundo o Ministério da Saúde, pois também correm risco de aumento da incidência da doença.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo que o índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS 
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte:
Portal ORM