segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alagoas terá sábado de combate ao câncer da pele

Hospital Universitário
Hospital Universitário

Dermatologistas voluntários, em todo o país, participam neste sábado (24/11) do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, uma ação social implantada há 13 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com objetivo de fazer a prevenção, através do exame da pele; diagnóstico e tratamento dos casos da doença na população. Em Alagoas, o evento será realizado das 9 às 15 horas no Hospital Universitário, que cederá sua estrutura, além de profissionais médicos e de outras áreas, para viabilizar o atendimento.

Para participar da iniciativa, basta comparecer ao hospital munido de documento pessoal. As pessoas com lesões cancerígenas na pele podem receber o tratamento na hora da consulta ou deixá-lo agendado, dependendo da gravidade do caso. O câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge a população brasileira, representando 25% de todos os tumores malignos, segundo informa o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Inca estima em 134.170 os novos casos da doença para este ano. É um número considerado alarmante.

No ano passado, a iniciativa da SBD, criada há 13 anos, atendeu a mais de 31 mil pessoas no país, entre as quais 12,51% foram diagnosticadas com a doença, inclusive com melanomas malignos, considerado o câncer mais agressivo por estar associado à metástase [propagação do tumor para outros órgãos] e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. O diagnóstico precoce, realizado através do exame da pele, é determinante para garantir a sobrevida nesses casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz contra a doença.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele em Alagoas será coordenado pela dermatologista Mônica Torres e em todo o país cerca de 1.500 médicos voluntários estarão engajados na iniciativa. O principal fator de risco para o surgimento do câncer da pele é a exposição ao sol de forma excessiva e sem proteção.

A iniciativa da SBD é aberta a toda a população e, especialmente, as pessoas consideradas de risco. Estão nesse grupo: quem tem caso de câncer da pele na família; pessoas com pele muito clara que sempre ficam vermelhas e nunca bronzeiam; pessoas com cabelos e olhos claros; quem possui muitas pintas pelo corpo; quem já sofreu queimaduras pelo sol; possuem sardas na face e/ou nos ombros; que já trataram câncer da pele; quem tem feridinhas que nunca saram; pinta que está mudando de cor e pessoas idosas.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: www.alagoas24horas.com.br