sábado, 10 de novembro de 2012

Agentes comunitários fazem manifestação em Palmas; concurso público está entre reivindicações, diz Sisemp

Segundo Oliveira, atualmente existem 394 agentes e defasagem é de cerca de 200
Raimunda Carvalho
Da Redação

Os agentes comunitários de Saúde realizam na última quinta-feira, 8, em Palmas, uma manifestação reivindicando solução de mandas da categoria. A informação é do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp), Carlos Augusto Melo de Oliveira.

Segundo ele, entre as reivindicações está a carência deste profissional, na Capital. “Atualmente existem 394 agentes e defasagem é de cerca de 200 agentes. O Ministério da Saúde exige 600 agentes de Saúde. Esta deficiência só ocasiona problemas”, reclamou o presidente, lembrando que a realização de concurso público se faz necessário para o setor.

Oliveira também citou a falta de um servidor substituto para assumir um período de férias. “Esta deficiência causa aos agentes o exercício de suas atividades fora do seu horário de trabalho e sem o pagamento de horas extras”, criticou.

Semus
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de acordo com ele, foi comunicada sobre as reivindicações, mas o posicionamento do órgão não agradou à categoria.

“Todos anseiam, urgentemente, por melhorias. O secretário da pasta, Samuel Bonilha, disse que por causa do processo eleitoral, não houve tempo suficiente para a realização de concurso público. Ele também admitiu que, de fato, há áreas descobertas ocasionadas por exoneração (a pedido de servidores); licenças médicas; desvio de função por motivo de doença e crescimento populacional”, enumerou.

O CT entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para que comentasse sobre o manifesto dos agentes comunitários, mas até o fechamento desta matéria não teve sucesso.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte:
www.portalct.com.br

Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...