quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sistema Único de Saúde envia mais de 32 mil cartas a pacientes em RO

Mais de 32 mil cartas foram enviadas à usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia. O objetivo do envio, segundo o Ministério da Saúde (MS), é dar transparência a gestão dos recursos destinados à saúde pública no Brasil. Os usuários podem avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais ou unidades conveniadas. Os pacientes podem ainda fazer denúncias, caso haja erros nas informações sobre internações ou nos valores pagos.

Segundo o MS, a carta foi lançada em novembro de 2011 com a finalidade de aprimorar os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para identificar falhas e assim melhorar o atendimento reforçando o controle contra o desperdício de recursos com a colaboração da população.
Os usuários que recebem a carta devem conferir as informações como data da entrada da unidade de saúde, dia da alta médica, o motivo de internação e o valor do tratamento pago pelo SUS. Caso não haja compatibilidade das informações, deverá ser feita uma denúncia na Ouvidoria Geral do SUS por correspondência, internet ou pelo Disk Saúde (136). As reclamações são registradas e encaminhadas para apuração.
Luís Carlos Bolzan, diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, destaca a importância do instrumento para aprofundar a transparência e o acesso à informação. "Além de informar as pessoas dos dados relativos as suas internações, possibilita maior controle por parte da população sobre ações realizadas no sistema e os recursos utilizados”, afirma o diretor.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: g1.globo.com