terça-feira, 30 de outubro de 2012

Segunda etapa da antiaftosa é lançada em Goiás

Goiás livre da aftosa sem vacinação. Essa é a meta da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) Fonte: FAEG

E para continuar com o foco nessa conquista, foi lançada, na manhã desta segunda-feira (29-10), a segunda etapa da Campanha de Vacinação de Bovinos e Bubalinos Antiaftosa. O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima e o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira fizeram o lançamento oficial da campanha.

Essa etapa conta com uma novidade. O produtor terá a possibilidade de enviar a declaração de vacinação pela internet. Esse sistema é opcional e o criador também poderá entregar o comprovante impresso na Unidade Operacional Local (UOL) da Agência no município onde está localizada sua propriedade. A vacinação será do dia 1º a 30 de novembro, onde bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem obrigatoriamente receber a vacina contra a febre aftosa. Nesta etapa, cerca de 10 milhões de cabeças de gado em todo o Estado devem receber a vacina.

De acordo com a Agrodefesa, quem não vacinar o gado pagará multa de R$7 por cabeça, e para quem não entregar a declaração dentro do prazo, a multa a ser paga é de R$60. Em caso de reincidência o valor dobra em ambas as situações. Mesmo que na propriedade não sejam criados animais de até dois anos de idade, o proprietário é obrigado a fazer a entrega da declaração de vacinação do rebanho.

Zona livre
O governador Marconi Perillo lembrou que, no ano de 2000, Goiás recebeu o certificado de Zona Livre de Aftosa com Vacinação, concedido pela Oficina Internacional de Epizootias (OIE), ligada à Organização Mundial do Comércio (OMC). “O certificado significou uma grande vitória para nós. Com o passar dos anos, o principal resultado é que nossas exportações explodiram. Em 1999, exportávamos U$ 328 milhões. Em 2012, vamos chegar perto dos U$ 8 bilhões.”

O objetivo agora, segundo o governador, é garantir o certificado de Zona Livre de Aftosa sem vacinação. “Com o certificado de Zona Livre de Aftosa sem vacinação, nossas exportações vão aumentar ainda mais e a carne brasileira, que tem uma qualidade excepcional, vai ser inserida cada vez mais forte no mercado internacional”, disse.

José Mário Schreiner, presidente da Faeg, enfatizou que a campanha é muito importante, na medida em que o Estado avança cada vez mais para conquistar a zona livre sem vacinação. “Os próximos desafios estão aí. Eu não tenho dúvida que o envolvimento, tanto dos produtores rurais, como das entidades representativas, e o envolvimento do governo do Estado, têm sido fundamental para conseguirmos essa vitória.” Na ocasião o presidente da Faeg fez ao governador a entrega simbólica das 10 mil vacinas que serão repassadas à comunidades carentes de Goiás.

O presidente lembrou ainda o CNA Card, que será lançado nesta terça-feira (30), às 15h, na sede da Faeg. “Esse lançamento será nacional e Goiás foi escolhido para ser o palco desse grande evento. Esse cartão vai propiciar aos nossos produtores rurais a emissão da GTA eletrônica e da nota fiscal.” Ele acrescentou que Goiás é o primeiro Estado a integrar os documentos de sanidade animal com documentos fiscais.

O secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, disse que o rebanho de gado de Goiás é de altíssima qualidade e que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em conjunto com os produtores rurais e com os técnicos da Agrodefesa é extremamente importante para que o Estado conquiste o novo certificado. “Em muito pouco tempo, vamos alcançar o status de Estado livre da aftosa sem vacinação.”

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: www.expressomt.com.br