quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Espaço Mulher de Barueri promove Dia de Saúde em comemoração ao Outubro Rosa

Espaço Mulher de Barueri promove Dia de Saúde em comemoração ao Outubro Rosa – Foto Secom Barueri
Na última terça-feira, 16, as frequentadoras do Espaço Mulher ‘Ruth Cardoso’, que estão participando da “1ª Semana da Mulher de Barueri” tiveram um dia inteiro de atividades com informações sobre saúde, que abrangeu palestras e bancadas de avaliações médicas para prevenção à hipertensão e diabetes, com medição de pressão arterial e nível de glicemia, e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), realizadas por profissionais da Secretaria de Saúde.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal da Mulher, e tem como objetivo chamar a atenção das mulheres de Barueri para a campanha mundial contra o câncer de mama, denominada ‘Outubro Rosa’, que está sendo comemorado entre os dias 15 e 20 de outubro naquele serviço de Prefeitura.
Cerca de 80 mulheres participaram de cada palestra programada. Na primeira, às 9 horas, o médico ginecologista e obstetra Claudinei Alves Rodrigues, da UBS Pedro Izzo, falou sobre planejamento familiar e câncer de colo do útero. O doutor Marcos Schuller, médico ginecologista, passou informações sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama em duas palestras: uma às 10h e outra às 13h30.
Da programação constou também duas ‘rodas de conversa’ com depoimentos de pessoas que foram vítimas de câncer de mama. Antes do almoço, a jornalista Anica Beara intermediou a primeira, que teve a participação da psicóloga Fernanda Rodrigues, do CRAS – Engenho Novo. À tarde, a mediadora foi a jornalista Fabíola Sarcinella, presidente do Conselho Municipal da Mulher, que contou com a assessoria de uma psicóloga.
No período da tarde aconteceu também a palestra sobre sexualidade e métodos contraceptivos, ministrada pela especialista da empresa Bayer, Stella Camargo, que destacou a orientação à saúde sexual reprodutiva.
A última atividade do dia foi uma palestra sobre prevenção e tratamento do câncer na mulher, proferida pelo médico cirurgião oncologista e clínico, Gelson Batochio, do IPC – Instituto Paulista de Cancerologia, que falou da importância do exame de toque nos seios e do papanicolau, que devem ser feito periodicamente por todas as mulheres que tenham rotina sexual regular.
Todas as participantes receberam como presente um kit com mais detalhes sobre a prevenção à saúde da mulher e também um livreto da ‘Lei Maria da Penha’, com informações sobre como proceder em caso de serem vítimas de agressão.
Por Secretaria de Comunicação Social
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: w
ww.folhapaulistana.com.br