segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Agentes são capacitados para combater as endemias e a dengue em Fátima do Sul















Rogério Sanches / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Técnico de Controle de Vetores do Estado de MS, realizou no período de 04 a 06 de setembro, a capacitação para agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias na estratégia do Território Compartilhado.
A capacitação tem o objetivo de promover a integração dos agentes de combate as endemias com os agentes comunitários de saúde para intensificar as ações de prevenção da dengue. Este modelo de trabalho deverá facilitar a integração das equipes de trabalho para juntos produzir a sensibilização da população quanto importância do seu papel para o controle da dengue.
A capacitação foi ministrada pelo Coordenador de Controle de Vetores da regional de Dourados, Gilmar Cipriano Ribeiro, auxiliado pelo Técnico de Controle de Vetores da região de Dourados, João Rodrigues de Souza e pela Coordenadora de Atenção Básica do município, Alzira A. Assunção.
Participaram da capacitação 62 agentes de saúde. Pretende-se que a partir desse novo modelo de trabalho, a assistência às famílias aconteça de forma integral porque o agente Comunitário de Saúde além do trabalho que já vinha sendo executado também realizará o trabalho de combate a dengue com orientação e eliminação de depósitos que favorecem a proliferação do mosquito transmissor.
Da mesma forma os agentes de combate às endemias também estarão ampliando seu trabalho levando informações gerais em prol da saúde da população. Os trabalhos serão acompanhados pelos profissionais enfermeiros das equipes das estratégias de saúde da família e pela coordenação de controle de endemias.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: www.fatimanews.com.br