quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais de 176 mil crianças são vacinadas contra paralisia infantil no Estado da Paraíba

Mais de 176 mil crianças são vacinadas contra paralisia infantil no Estado
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), imunizou, até a tarde desta terça-feira (19), 176.940 crianças contra a paralisia infantil, o que equivale a 59,94% da meta estadual estipulada pelo Ministério da Saúde. A abertura da campanha foi realizada no município de Pedro Régis, no último dia 16 e mais de mil postos de saúde administrados pelas secretarias municipais de Saúde disponibilizam as vacinas. A SES distribuiu 330 mil doses da vacina.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missânia Moreira, chama a atenção das mães para a importância de levar seus filhos para se vacinar. "Apenas nos primeiros quatro dias da campanha já conseguimos vacinar 59,90% da meta. Esse é um número bom, mas é importante frisar que a mãe que ainda não vacinou seu filho tem até o dia 6 de julho para isso”, disse.

A paralisia infantil, também conhecida como poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por vírus, e caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos. O último caso no Brasil aconteceu no ano de 1989, na cidade de Sousa (PB).

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil é destinada a crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Os municípios que necessitarem de alguma informação podem acionar a Secretaria de Estado da Saúde pelos telefones: (083) 3214-7458 e 3218-7388.

Secom


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: www.pbagora.com.br