segunda-feira, 4 de junho de 2012

Funesa forma terceira turma de Agente Comunitário de Saúde

Na tarde da última terça- feira, 29, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Escola Técnica em Saúde do SUS (ETSUS/SE), entregou os certificados de conclusão do primeiro módulo do Curso de Qualificação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) de Canindé do São Francisco.
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

“Iniciamos as aulas em outubro e estamos encerrando hoje. Esse curso confere sentido ao trabalho do agente porque muitas vezes eles não entendem o porquê de estar desempenhando aquela atividade e o curso mostra o que é o SUS, para que serve e qual o papel do agente dentro desse contexto”, pontuou a coordenadora do curso, Diana Almeida.

Para a coordenadora da atenção básica Adriana Albuquerque, o esforço de cada um merece destaque. “Sei o quanto cada um se esforçou para conseguir chegar até aqui. Não existe vitória sem luta e todos vocês lutaram, ressaltou.

Professora do curso, Odilene Spada também destacou essa característica dos alunos. “A turma, no geral, é formada por pessoas que têm garra. Eles produziram um material bem bacana e conseguimos, através da troca de experiência, enriquecer o curso”.

Entre os 29 formandos, a sensação de satisfação era unânime. “Ser agente de saúde não é só exercer a atividade, é saber as atribuições, o que pode ou não fazer. Quanto mais aprendemos mais podemos ajudar e eu posso dizer que esse curso nos qualificou”, destacou a aluna Edione Cristina Vieira.

Números

O curso de Qualificação Profissional Básica em Saúde tem carga horária de 400 horas e capacitou, entre os anos de 2006 e 2012, através da ETSUS/SE, 2.549 profissionais.

Além da qualificação básica, foram realizados cursos de aperfeiçoamento e atualização para a categoria. Em 2010 e 2011, 3.668 ACS participaram de capacitação sobre Prevenção da Mortalidade Materna Neonatal e Capacitação Sobre Álcool e outras Drogas com enfoque no Crack.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: www.faxaju.com.br