quinta-feira, 17 de maio de 2012

Câmara do Recife nomeia comissão especial para atender demanda dos agentes de saúde

No ultimo dia 15/05, O vereador Luiz Eustáquio (PT) falou durante o pequeno expediente sobre os pleitos dos agentes comunitários de saúde municipais que estavam presentes no Plenário da Casa. Os profissionais reivindicam o cumprimento da Lei 17772/12, sancionada no último mês de janeiro, que trata sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da saúde.
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

Segundo o parlamentar, a categoria está na Casa de José Mariano para poder, junto ao Prefeito do Recife, buscar uma solução para o empasse. “ Já houve uma negociação no passado junto com a Câmara, mas os agentes questionam hoje que não foi possível pôr em prática o que foi acordado porque existe uma nova posição jurídica”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) também falou sobre o assunto, ressaltando que a liderança do governo deve-se explicar diante da situação. “A categoria não tem o respeito por parte da gestão. E não é só a saúde, mas também aos profissionais que aqui estão. Quem sofre com isso é a população”, disse.
A vereadora Vera Lopes (PPS) disse também apoiar o movimento dos agentes comunitários de saúde. “Sou médica do PSF e trabalho com eles. São mil famílias para cada agente cuidar. Sei dessa luta e não poderia deixar de prestar a minha solidariedade”.

O presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), nomeou uma comissão de vereadores para acompanhar a negociação dos agentes comunitários: Aerto Luna (PRP); Alfredo Santana (PRB); Carlos Gueiros (PTB); Luiz Eustáquio (PT); Almir Fernando (PCdoB); Aline Mariano (PSDB) e Vera Lopes (PPS).

Após a Sessão, a Comissão se reuniu com os representantes da categoria. O líder do governo, Aerto Luna, disse que até a próxima quarta-feira o grupo deve se reunir com o Secretário da pasta. “Deve ser alguma falha de comunicação porque a Prefeitura não pode descumprir uma Lei que ela mesma criou. Na reunião com o Secretário de Saúde iremos esclarecer as dúvidas e tenho certeza de que as partes sairão satisfeitas”, finalizou.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: www.recife.pe.leg.br