sexta-feira, 27 de abril de 2012

POLÊMICA: CRIANÇA MORRE APÓS SER VACINADA POR AGENTE DE SAÚDE.

Ilustrativa. (Foto: Ag. Miséria de Comunicação)
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Uma criança de apenas três meses de idade morreu por volta das 9 horas desta quarta-feira 25/04, no Hospital e Maternidade São José de Mauriti após ter recebido vacina aplicada por uma Agente de Saúde.

A morte do bebê, Cícero Diogo Furtado Magalhães, que nasceu no dia 22 de janeiro está sob suspeita já que a vacina era própria para crianças com idade superior a um ano. A suposta vítima morava no Sitio Santo Antonio dos Posseiros (Distrito de Anauá-CE) na zona rural daquele município.

Levada por sua mãe Nazinha das Neves Furtado, a criança chegou ao hospital por volta das 7 horas após um quadro febril, bastante choro aparentando dores e com a pele ficando roxa. Ela contou à polícia que desconfiava da vacina aplicada nesta terça-feira por uma funcionária do Posto de Saúde de Anauá. Nazinha das Neves foi até a Delegacia de Mauriti e registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

O caso está sendo investigando e a Polícia Civil já promoveu diligências com o apoio dos Soldados Gildecio, Costa, C.; Amaro, Siqueira e Sousa do Destacamento de Mauriti. O primeiro passo foi encaminhar o corpo para ser examinado no Instituto Medico Legal (IML) de Juazeiro do Norte, a fim de descobrir a causa da morte. Funcionários do posto e o médico que atendeu o bebê no hospital igualmente vão ser ouvidos.

ENFEMEIRA DA RESPOSTA AO SITE MISÉRIA - NA MATÉRIA
Tathyane Luna · Milagres
 
Boa tarde gente...

Sou enfermeira the ESF do Anauá. E venho aqui pra esclarecer a edição do site miseria e aos demais leitores, que o corpo the criança foi liberado hj pela manhã do IML e o Serviço de Verificação de Óbitos-SVO, concluiu que a morte the criança foi causada por Insuficiência Respiratória Aguda provocada por uma Pneumonia aguda... ficando totalmente descartado a possibilidade de ter sido ocasionada por vacina!

E digo mais, a criança não foi vacinada por agente de saúde, pois não é sua função e sim pela técnica the equipe de Saúde the Família, devidamente habilitada pelo conselho de classe e é uma funcionária experiente, já que a mesma atua há 18 anos como técnica de enfermagem e em sala de vacina.

Qualquer dúvida, me coloco a dispor para maiores esclarecimentos!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: Site Miséria