segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jaboatão contra a Dengue

Dia D de combate ao mosquito chegou à Vila dos Palmares e envolveu 196 agentes de saúde
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Mais de 500 pessoas estiveram presentes na última terça-feira (10/03) na comunidade de Vila dos Palmares para participar do Dia “D” de Combate à Dengue. A iniciativa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes mobilizou cerca de 200 agentes de saúde que intensificaram as visitas de rotina na área e terminou com uma grande caminhada. A mobilização contou ainda com a presença da equipe da Regional 04 e das Escolas Valdemiro Vieira de Albuquerque e Marcelo Lafayete.

Acostumada com a visita dos Agentes de Saúde em casa, a garçonete Viviane Santos, de 26 anos, aprovou a campanha de conscientização. “Vila dos Palmares está sendo bem assistida por essa gestão. Esse movimento ajuda a evitar a doença”, revela. Viviane segue todas as recomendações da equipe de saúde municipal. Não deixa água parada, tampa sempre os toneis e caixas d’água. “Simples ações podem evitar problemas no futuro, por isso estamos fazendo essa campanha de conscientização”, diz a agente Maria Lúcia que participou da ação.

De acordo com a coordenadora do Dia de Combate à Dengue, Elizabethe Jerônimo, gerente do Centro de Vigilância e Controle de Dengue, a mobilização é feita baseada no resultado do levantamento de Indice Rápido do Aedes aegypti, (LIRA). “Realizamos uma coleta amostral de todo o município, o programa nos dá um retrato que possibilita direcionar as ações de rotina”, explica.
A educadora Eliane Varela, membro da Equipe de Educação e Saúde do município, desenvolve atividades educativas junto às escolas municipais como teatro e palestras. “O trabalho é constante, aproveitamos os espaços de ensino para promover uma campanha de conscientização com uma base mais forte”, explica.

No Dia D de combate à Dengue a equipe de Educação e Saúde continuou com o trabalho e esteve presente na escola Valdemiro Vieira de Albuquerque onde os alunos puderam conferir a apresentação de um teatro de bonecos que de maneira lúdica, alertou as crianças sobre os perigos da doença. Concentrada, Ana Carolina de apenas 06 anos conta que adorou a apresentação e já sabe o que fazer quando chegar em casa. “Vou contar pra minha mãe não deixar água parada”, revela a garota que recebeu também um informativo para entregar à família.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: jaboatao.pe.gov.br