sábado, 7 de abril de 2012

Duzentas pessoas aguardam atendimento em posto de saúde com poucos médicos

Felipe Ribeiro e Tiago Silva
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A Unidade de Saúde (US) 24h do Boa Vista, em Curitiba, atende nesta sexta-feira (06) com apenas um médico durante a tarde, segundo informações da recepção do posto. Nesse início de tarde, cerca de 200 pessoas aguardavam atendimento, algumas pessoas diziam que estavam desde cedo na US e até o momento não tinham nem perspectiva de atendimento.

Walter Machado disse que chegou no posto de saúde às 10h30 e recebeu o compromisso que teria atendimento até as 13h, mas até às 15h30 não tinha conseguido. “Meu filho está passando mal, o pediatra foi almoçar e não voltou mais”, afirmou.

Muitas pessoas choravam dentro do posto de saúde. Maria José aguarda atendimento para o seu pai, José Alves da Silva. “É um absurdo, meu pai tem 84 anos, pagou impostos a vida inteira e não pode ter um atendimento médico”, reclamou.

A US pediu apoio da Guarda Municipal para conter as pessoas, o que causou mais revolta em quem aguardava. “A gente não tem o direito nem de reclamar que chamam a segurança e nos tiram do posto”, completou Maria.

A Banda B entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura que afirmou que quatro médicos atendem no local, mas que a grande demanda vinda da região metropolitana, já que apenas os postos 24h estão abertas, causou as filas. De acordo com a assessoria, o período de espera no momento é de quatro à cinco horas. Mais dois médicos se encaminham à US para dar apoio e diminuir o tempo de espera.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: bandab.pron.com.br

Reajuste do Piso e Desprecarização: São 3 anos Sem Reajuste e mais de 200.000 agentes sob contratação precária. Será que não chegou a hora de UNIR as forças?

Convocamos a todas as instituições representativas para UNIDAS acabar com essa vergonha, que é o congelamento do "Piso Nacional"...