terça-feira, 17 de abril de 2012

Começa treinamento dos agentes comunitários de Saúde da UBS Mollon

Divulgação/Prefeitura de SBO
Agentes passam por integração e capacitação
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste promove o treinamento com a terceira equipe do PACS (Programa Agentes Comunitários de Saúde), que atuará na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Mollon. Ao todo, 11 agentes e uma enfermeira, que passaram por concurso público, participarão das atividades de integração e capacitação antes de iniciarem os trabalhos na unidade.

De acordo com a coordenadora técnica das UBS's, Vera Lúcia Patrício Menegasso, o trabalho desenvolvido por estes profissionais é de extrema importância da interação com a saúde pública. "Ao PAC's (Programa Agentes Comunitários de Saúde) é dada a função da busca ativa e prevenção em toda região de atuação da unidade de saúde", disse.

INTEGRAÇÃO

Hoje, os agentes comunitários passaram por uma integração na qual receberam informações sobre a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde e os processos administrativos quanto ao Departamento Pessoal. Também foi promovida uma capacitação para que possam compreender o que é o SUS (Sistema Único de Saúde), o que é Unidade Básica de Saúde e quais os serviços oferecidos, além do papel do PACS, tarefas, ações e as fichas utilizadas. No período da tarde, visitaram algumas unidades para conhecer e compreender os processos de trabalho e encaminhamentos dos serviços.

A partir de amanhã (17), até o dia 8 de maio, o PACS acompanharão a rotina do trabalho de Vigilância em Saúde, constituído pelas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses. A partir do dia 9 de maio a equipe já estará na UBS Mollon para efetivar as ações do PACS.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eli Ribeiro, o objetivo é implantar em toda a cidade um modelo de atendimento que contempla a prevenção e promoção à saúde. "Um novo modelo está em implantação em Santa Bárbara d'Oeste, com o trabalho da Estratégia Saúde da Família e dos agentes comunitários de saúde", disse.
Edição: Claudete Campos
Autor: Naiara Pinto Lima

Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: walterbartels.com