sábado, 28 de abril de 2012

Ação de falsos agentes de saúde preocupa população em Barretos (SP)

DE RIBEIRÃO PRETO
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A ação de falsos agentes de saúde em Barretos (423 km de São Paulo) tem preocupado a população da cidade, que já fez denúncias na ouvidoria da prefeitura contra a atuação do grupo.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a primeira denúncia foi feita há uma semana.

Os falsos agentes chegam nas casas dizendo que precisam atualizar os dados para o cartão do SUS, mas, em meio à ação, pedem informações sobre a rotina da casa, como quantas pessoas moram no imóvel e quando ele fica vazio.

Os suspeitos chegam a entrar na residência. Segundo a pasta, eles agem em dupla, mas sempre há outra pessoa esperando os falsos agentes em um veículo.

A delegada Silvana Ferreira da Silva Mathias disse que ainda não recebeu denúncia de nenhum furto relacionado à ação dos falsos agentes. Ela alerta que a população tem que ficar atenta e pedir identificação dos agentes.

A prefeitura informou que os únicos agentes que visitam casas são os do Controle de Vetores, que sempre andam identificados e uniformizados. O Cartão do SUS só é emitido e atualizado na sede da secretaria.

ESTELIONATO

Essa não é a primeira vez que Barretos enfrenta a ação de pessoas que se passam por agentes da prefeitura, disse a delegada Silvana.

No início do mês, a polícia identificou um estelionatário que se dizia agente de fiscalização e sempre extorquia os camelôs da cidade, pedindo propina.

"Eram valores baixos, de R$ 20. Os camelôs, assustados, davam o dinheiro", disse Solange.

O homem foi localizado após tentar aplicar um golpe em uma concessionária, se fazendo passar por funcionário de uma oficina.

"Ele chegou para levar seis litros de óleo da concessionária. O funcionário desconfiou, ligou para o cliente da oficina, que desmentiu o vínculo daquele homem com o estabelecimento", contou a delegada.

Por meio da placa da moto, eles encontraram o criminoso. Como não foi preso em flagrante, ele responde pelo crime em liberdade.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima
Fonte na web: www.folha.uol.com.br