quinta-feira, 8 de março de 2012

Saúde realiza Semana da Mulher

SMS realiza uma semana repleta de atividades para as usuárias


Profissionais da Saúde e usuárias do SUS dão as mãos na abertura da Semana da Mulher (Foto: Ascom SMS)
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil


Para marcar as ações de prevenção e promoção em saúde realizadas na semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma semana repleta de atividades para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju.

A Semana da Mulher segue com uma agenda repleta de 5 a 9 de março nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a atividade oportuniza mostrar como a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de garantir saúde para a população feminina. "Nas Unidades, ainda estaremos realizando ações de relaxamento e lazer porque elas merecem o melhor", acrescenta o secretário.

Educação em Saúde

Para iniciar a Semana da Mulher, uma palestra esclarecedora sobre câncer do colo do útero aconteceu na manhã dessa segunda-feira, dia 5, na USF Manoel de Souza Pereira localizada no bairro Jabotiana. Na oportunidade, mulheres da comunidade puderam tirar dúvidas sobre prevenção e ainda participar de uma sessão de relaxamento com a enfermeira Marisa Rocha.

"O exame lâmina é um método simples e eficaz de diagnosticar o câncer do colo do útero. Por isso, dever ser feito preventivamente. Na Unidade de Saúde também ofertamos o exame e estaremos realizando a busca ativa de casos nos dias 6 e 8 de março, quando será ofertado o exame tanto pela manhã como pela tarde para todas as interessadas", disse a enfermeira durante a palestra.

Prevenção

Muitas mulheres foram pegas de surpresa com a iniciativa da SMS. Esse foi o caso da costureira Maria Dulcinete, de 58 anos. "Achei muito bacana essa palestra, pois muitas de nós ainda não tínhamos o conhecimento de que um simples exame de rotina pode ser tão importante na prevenção", afirmou.

Eliziane Maria de 26 anos também elogiou a iniciativa. "Achei muito interessante e esclarecedor. Esse alerta vem em boa hora, principalmente para as mulheres que têm filhos, trabalham e, muitas vezes, descuidam da própria saúde", revelou.

Continuidade

A USF Manoel de Souza Pereira ainda realizará na terça-feira, dia 6, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, seguida de massagem corporal. Na quarta-feira, dia 7, e quinta, dia 8, alimentação saudável e cultura de paz serão temas de conversa com as usuárias. Já na sexta-feira, 9, uma palestra sobre atenção integral em Saúde da Mulher conclui a agenda de atividades. "Limpeza de pele, lanches saudáveis, massagens relaxantes e atividades físicas de alongamento serão surpresas realizadas também durante os dias comemorativos", conclui a gerente da Unidade, Carine Garrido.

Ainda este mês, no dia 21, os programas Saúde da Mulher e DST/Aids e Hepatites Virais vão promover o IV Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher, com atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Ascom SMS

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: infonet.com.br