quinta-feira, 8 de março de 2012

Saúde: Prefeitura começa campanha para prevenir a obesidade

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O alto índice de obesidade entre as crianças vem preocupando o Poder Público de todo o Brasil. Em Cuiabá, as secretarias de Saúde e Educação começaram ontem (05) a Semana de Mobilização do Programa Escola com Saúde, que vem sendo realizada há três anos, e desta vez vem com o intuito de prevenir a obesidade em crianças e adolescentes com idade entre 5 a 19 anos.

De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade infantil é a que mais cresce no país, sendo agravada por mudanças de hábitos alimentares, por conta da diversidade de produtos altamente calóricos e da quase extinção das atividades físicas nas horas de lazer.

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/2009 apontam que os casos de obesidade infantil quadruplicaram entre crianças de cinco a nove anos, chegando a 16,6% em meninos e 11,8% em meninas. Já o índice de jovens com idade entre 10 e 19 anos com excesso de peso passou de 3,7% em 1970, para 21,7% em 2009.

Contudo, se considerarmos também os jovens com sobrepeso, aqueles que estão um pouco acima do peso, a estatística é ainda maior. De 1989 para 2009, o sobrepeso dobrou entre os meninos e triplicou entre meninas. Atualmente, uma de cada três crianças de cinco a nove anos está acima do peso normal para a idade e altura. Entre jovens de 10 a 19 anos, o sobrepeso chega a 20%.

A coordenadora do Programa Escola com Saúde, Arlete Maria de Sá Lima, afirma que a meta é atender individualmente a cerca de 10 mil crianças e adolescentes de 24 escolas municipais distribuídas por diversas regiões da Capital, justamente para evitar que este número cresça. Segundo ela, as ações da semana terão como prioridade a avaliação antropométrica (peso e altura), que mostra se o peso está adequado para a altura. Além disso, as condições clínicas, psicológicas e nutricionais das crianças também serão analisadas.

A coordenadora afirma que quatro equipes foram formadas, compostas por profissionais de diversas áreas, sendo um médico, enfermeiro, dentista, psicólogo, nutricionista e técnicos de outras especialidades. “Cerca de 500 pessoas estarão envolvidas neste trabalho”, disse. (Com Assessoria)

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: diariodecuiaba.com.br

05/10: Dia de Manifestação Nacional dos Agentes de Saúde nos Municípios

No dia Nacional dos  Agentes Comunitários de Saúde a categoria se prepara para mais uma Grande Mobilização Nacional Valeu a pena...