segunda-feira, 12 de março de 2012

PACS e ESF se destacam no trabalho com hipertensos e diabéticos


Saúde - Valentim Gentil - Da Redação
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil


Conforme o Ministério da Saúde, as principais causas de morte no mundo são as Doenças Crônicas não Transmissíveis, sendo elas cardiovasculares relacionadas ao coração e circulação (Hipertensão, Colesterol e Triglicérides), doenças respiratórias e câncer. Os principais fatores de risco que contribuem para o aparecimento dessas doenças são: o tabagismo, consumo nocivo de bebidas alcoólicas, inatividade física e alimentação inadequada.

Considerando este contexto, dentro da Atenção Básica, o PACS (Programa Agente Comunitário de Saúde), instalado no interior do Centro de Saúde de Valentim Gentil, e a ESF (Estratégia Saúde da Família), desenvolvem regularmente ações preventivas com o objetivo de reduzir o índice de mortalidade e melhorar a qualidade de vida da população.

Para a execução dessas ações, o Departamento Municipal de Saúde trabalha com o acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos. “Temos a academia da saúde que tem uma profissional no período da manhã e tarde para auxiliar quem estiver no local com práticas esportivas e utilização dos aparelhos”, destacou a coordenadora da assistência social da Saúde, Rosana Segura.

Dentre as principais funções dos agentes de saúde destacam-se também: caminhadas regulares, visitas domiciliares com médica e técnica de enfermagem para acompanhamento dos hipertensos e diabéticos acamados; visitas domiciliares com a enfermeira e agente de saúde para as mulheres pós-parto, auxiliando na amamentação, orientações de exames do pezinho, orelhinha, carteira de vacina e curativo do umbigo.

No Asilo São Vicente de Paulo é realizado uma vez ao mês, ações de higiene e cuidados pessoais, consultas médicas envolvendo todos os internos da instituição. Tal ação conta com a parceria do cabeleireiro Henrique.

“Dadas estas competências espera-se que o PACS tenha um impacto positivo sobre os indicadores de saúde, principalmente àqueles mais associados a doenças de risco”, finalizou Rosana.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: regiaonoroeste.com