quarta-feira, 7 de março de 2012

IDSUS - Itabira apresenta baixo índice no Desempenho do Sistema Único de Saúde

PATRÍCIA EMILIANO
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A saúde em Itabira não ficou bem colocada no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) em 2011. A cidade de Drummond apresentou 5,51, numa escala que vai de zero a 10, menor que João Monlevade, com 5,63. O IDSUS do Estado foi de 5,87 e do Brasil, 5,46.

Dos 13 municípios da regional de Itabira, Catas Altas teve o maior índice da região: 7,13. Em seguida vem Barão de Cocais com 6,69, São Gonçalo do Rio Abaixo com 6,30 e Santa Bárbara com 6,27. Na micro Monlevade, o pior resultado foi de Nova Era: 4,97.

Divulgado pelo Ministério da Saúde na semana passada, o IDSUS 2012 mede a qualidade e as condições de acesso aos serviços prestados pelo SUS. O indicador é formado por grupos homogêneos de municípios e a análise leva em consideração três índices: o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), o Índice de Condições de Saúde (ICS) e o Índice de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM).

Os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população. Nesses grupos, se destacaram Belo Horizonte, Muriaé e Montes Claros. Já os grupos 3 e 4 são compostos por municípios com pouca estrutura de média e alta complexidade. Os grupos 5 e 6, por sua vez, referem-se a municípios que têm estrutura para atendimentos especializados.

Os valores de cada município são baseados na avaliação de 24 indicadores. Dentre alguns há cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde, saúde bucal, cobertura com vacina tretavalente em menores de 1 ano, proporção de nascidos vivos com mães com no mínimo sete consultas, proporção de óbitos em menores de 15 anos na UTI, proporção de parto normal, dentre outros.

O levantamento de dados para divulgação do IDSUS 2012 é realizado a cada três anos. Os dados completos estão disponíveis no site www. saude.gov.br/idsus.

Confira o IDSUS das cidades da Região de Itabira:
Itabira: 5,51
Barão de Cocais: 6,69
São Gonçalo do Rio Abaixo: 6,30
Santa Bárbara: 6,27,
Bom Jesus do Amparo: 5,20
Catas Altas: 7,13
Itambé do Mato Dentro: 5,96
Morro do Pilar: 5,42
Passabém: 5,88
Santa Maria de Itabira: 5,73
Santo Antônio do Rio Abaixo: 5,81
São Sebastião do Rio Preto: 5,57
Ferros: 6,01

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: DeFato Online