sexta-feira, 16 de março de 2012

Efetivação dos agentes de saúde e endemias está próxima de acontecer


A 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde foi realizada na noite desta segunda-feira (12) e na pauta de votação, três projetos de leis foram aprovados pela totalidade de votos.
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A efetivação dos Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias volta a ser debate e discussão entre os parlamentares. Só que desta vez foi somente para incluir o projeto que visa à efetivação da classe, em regime de urgência e criar Comissão Especial. Trata-se do projeto de resolução nº 02/2012 que Acrescenta as atribuições dos cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias no município.

O vereador José Carlos de Oliveira (PR) parabenizou a iniciativa do executivo municipal em fazer a regularização dos agentes que estão trabalhando hoje, de forma ilegal. “É louvável a atitude tomada pela Prefeitura, Assessoria Jurídica e Secretaria de Saúde, que atenderam a reivindicações da classe e de nós vereadores, que tanto lutamos e cobramos essa efetivação”.

“A profissão de Agente de Saúde quando foi criada, consistiu por um problema de emergência. Foram contratados alguns agentes para fazer o combate da dengue, mas na época não se tinha noção do problema que a dengue se tornaria ao longo dos anos em todo país. Com isso, o número de agentes aumentou significativamente e a criação da profissão de agente de saúde e combate a endemia foi necessária. Então, essa Lei dará mais segurança, estabilidade e dignidade a esses trabalhadores que estão no nosso dia a dia salvando a vida de muitas pessoas”, completou o presidente da Casa, vereador Carlos Girotto (PPS).

O vereador Airton Callai (PSD) cobrou uma posição dos órgãos responsável sobre o problema que vem ocorrendo no bairro Venturini, de pessoas que tem alugado as casas adquiridas pelo programa minha casa minha vida. “Nós estamos com um problema no bairro Venturini, aonde as 1.273 do programa Minha Casa Minha Vida que foram destinadas a pessoas que não tinham residências em nosso município, estão sendo alugadas e vendidas ilegalmente. Pois, se a pessoa está alugando ou vendendo a casa é porque não precisava dela. Então, nós vamos entrar em contato com os órgãos responsáveis para que seja feita uma fiscalização nesse bairro e que as providências necessárias sejam tomadas. Por que casa popular é para quem precisa de casa e não para se tornar instrumento de negociação imobiliária”.

Marcio Albieri (PSD) ressalta a importância do campo de futebol do bairro Cerrado, inaugurado no ultimo sábado. “O local antigamente era um esconderijo de bandidos, um local de proliferação de mosquito da dengue e que hoje foi transformado em um belo campo de futebol, onde crianças, adolescentes e jovens podem usufruir do espaço para práticas esportivas. Era um compromisso que tínhamos com a comunidade do bairro Cerrado e, que vai beneficiar outros bairros próximos”.

Com o período das chuvas, se agrava os problemas de buracos das ruas e Avenidas do perímetro urbano do município. Por isso, o vereador Eliseu Sávio Diniz (PSB), cobrou da prefeitura uma atenção especial. “Recebemos a solicitação dos moradores de alguns bairros e quero cobrar do executivo municipal, atenção especial quanto ao recapeamento das ruas e Avenidas de asfalto do município e também a questão dos buracos, situação que se agrava com o período chuvoso. Então, chamamos a atenção do secretário de Obras e, acredito que tão logo esse problema seja resolvido através da operação tapa buracos”.

Pedro Fernandes de Góis (PPS) falou do apoio dado pela comunidade e pelos empresários ao fundo da criança e do adolescente. “Quero aqui destacar que o dinheiro gasto no internamento e tratamento dos adolescentes é recurso do fundo da criança e do adolescente e que, são provenientes de contribuições feitas pela comunidade e empresários do município”, concluiu o parlamentar.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: cenariomt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...