sexta-feira, 16 de março de 2012

Curso prepara agentes de endemias para o combate ao Aedes aegypti

Mais 140 agentes de endemias serão treinados pela secretaria da Saúde do Estado para realizar as ações de combate ao mosquito da dengue nos sete municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). O Curso de Atualização para Agentes de Endemias do Programa de Controle da Dengue, iniciado em novembro de 2011, capacitou mais de 300 agentes de endemias de 22 municípios das CRES de Brejo Santo e Crato.
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Na 17ª CRES, o curso será realizado no município de Icó, em duas turmas de 70 participantes, a primeira de 20 a 23 de março, terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, No Centro Social Urbano, Rua Francisco Maciel, s/ n, Centro. Em abril, o curso será realizado na CRES de Iguatu, que tem 10 municípios.

Os agentes de endemias são trabalhadores dos municípios responsáveis pelo trabalho de campo no combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Com os cursos, eles recebem treinamento sobre os métodos de controle do vetor e operacionalização das ações de campo, têm noções de entomologia e dos aspectos epidemiológicos da dengue. A preocupação maior é com a introdução, ainda em 2011, do sorotipo DEN 4 do vírus da dengue, que nunca havia circulado no Estado. Até agora, os testes de isolamento viral só identificaram esse tipo de vírus em circulação.

Na 17ª CRES, Icó e Orós estão entre os 54 municípios cearenses contemplados com incentivo do Ministério da Saúde para ampliação das ações contra a dengue. Esses municípios incluíram em seus planos de contingência, entre outras ações exigidas pelo Ministério da Saúde, a garantia de manutenção de número adequado de agentes de controle de endemias, de acordo com o parâmetro de 1 agente para cada mil imóveis nas atividades de visitas domiciliares, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), em janeiro, março e outubro.

Fonte: Sesa

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: vermelho.org.br