sábado, 3 de março de 2012

Agentes de Saúde suspendem operação e aguardam negociação salarial

Agentes suspendem operação e aguardam negociação salarial
Samuel Nunes - Repórter
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Reunidos na noite da última quarta-feira, 29, na sede do Sindicato da Saúde, Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde decidiram suspender a Operação Tartaruga que se iniciou no dia 08 de fevereiro. A mobilização consistiu na redução de residências visitadas pelos agentes de 30 para cinco, isto como forma de movimento chamar a atenção da sociedade e principalmente do poder público municipal para suas reivindicações: melhoria salarial e condições dignas de trabalho.


Líderes do movimento destacaram a mobilização dos agentes de saúde e esperam por valorização da classe por parte do poder público municipal

Os trabalhadores demonstraram à população e aos gestores a insatisfação com os péssimos salários e reforçaram as reivindicações por, sobretudo, salário de R$ 750,00 e pelo desconto em folha da contribuição sindical dos filiados.

O diretor administrativo do Núcleo Regional do Sind-Saúde Montes Claros, Reginaldo Silva, afirma que depois do movimento que ele considerou altamente positivo, as negociações foram reabertas com a administração municipal. Segundo ele a questão salarial e mais, melhores condições de trabalho como, por exemplo, o fim do assédio moral são alguns dos itens da pauta que será discutida com a administração municipal mais precisamente com os secretário de governo Pedro Narciso e da fazenda Elias Siuf em reunião marcada para o próximo dia 12 de março no gabinete do prefeito.

- Neste mesmo dia estaremos reunidos em assembléia com a nossa categoria às 18h, em local a ser definido. O objetivo deste encontro é para apresentarmos e avaliarmos uma possível proposta por parte do governo municipal, conta.


Documento

A diretora do Sindicato da Saúde, Ediné Silva Soares, destacou a organização do movimento e disse que isto foi possível graças a mobilização em torno de uma causa que é a valorização destes profissionais de saúde. Salienta que o governo inicialmente não queria negociar, e fez uma exigência de que o movimento Operação Tartaruga fosse suspenso para que fosse reaberta a negociação, o que aconteceu. Em contrapartida segundo ela, os líderes do movimento exigiram dos secretários municipais que fosse enviado para os organizadores do movimento, um documento formalizando o inicio da negociação. O que foi enviado na tarde da última quarta-feira.

O diretor estadual da CUT e do Sind-Saúde, Reginaldo Tomáz de Jesus também destacou a relevância do movimento que reduziu o número de residências visitadas diariamente pelos agentes. Segundo ele os pontos considerados emergenciais que serão discutidos com o governo municipal são os seguintes: piso nacional de R$ 750,00 para os trabalhadores, negociação em relação ao desconto dos 15 dias em que foi reduzido o número de casas visitadas, realização de um seminário para discussão do assédio moral, instalação de uma mesa de discussão permanente com a administração municipal, readaptação do trabalhador, exame periódico de diagnóstico quanto ao grau de contaminação isto em decorrência do manuseio de remédios pelos agentes e adicional de produtividade de 20% do piso do agente.

Reginaldo Tomáz parabenizou os agentes que estão, durante todo esse processo, enfrentando a opressão e o assédio moral dos gestores e indo às ruas lutar pelos direitos da categoria.

- Se a população está sendo assistida com os cuidados e a visita regular dos agentes, é porque esses trabalhadores optaram por ter a saúde preventiva como meta profissional, mas é impossível fazer isso se não houver salário digno e boas condições de trabalho, disse Tomáz.


Prefeitura

O Norte teve acesso à cópia do oficio enviado pela prefeitura à liderança do movimento Operação Tartaruga, abaixo síntese do documento:

- Conforme ficou acordado a prefeitura de Montes Claros de dispõe a retomar as negociações visando à discussão da pauta de reivindicações, tendo em vista que esta entidade se dispõe a retomar a normalidade das atividades da categoria, evitando qualquer procedimento que venha a causar indisposição nesses entendimentos.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web: onorte.net