quinta-feira, 1 de março de 2012

Agentes de Saúde Aprovados em Processo Seletivo em Belém exigem nomeação

Fotos ASCONPA
Duciomar mandou dizer que não estava
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Cerca de 40 pessoas, aprovadas no concurso público promovido pela Prefeitura de Belém, para lotação na Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, na manhã desta quarta-feira, 29, uma passeata de protesto, para exigir convocações para os cargos em que foram aprovados.
A passeata, que teve início na Escadinha do Cais do Porto, às 9 horas da manhã, seguiu em direção ao Palácio Antonio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, onde os concursados pediram audiência com o prefeito de Belém, Duciomar Costa.

O concurso público, que ofertou 2.563 vagas para diversos cargos, entre eles, Agente de Combate de Endemias (ACE) e Agente Comunitário de Saúde (ACS), tendo sido homologado em maio de 2011, até o momento convocou apenas 700 concursados. Atualmente, 1.800 pessoas aguardam nomeações.
Após a convocação, feita em setembro do ano passado, o prefeito de Belém chegou a informar para a imprensa que, em outubro faria uma nova convocação. No entanto, seis meses se passaram e não houve nenhuma nova chamada. Após duas horas de caminhada pelas ruas do centro de Belém, os concursados chegaram a sede da Prefeitura. No entanto, um porteiro, encarregado de levar até o prefeito o nosso pedido de audiência, retornou com o seguinte recado: "O prefeito Duciomar Costa mandou dizer que não está aqui na Prefeitura".

Indignados com a indiferença do gestor municipal, os concursados se dirigiram até o Ministério Público do Estado - MPE, a fim de denunciar ao promotor de direitos constitucionais, Firmino Matos, a falta de respeito de Duciomar Costa, com os aprovados em concurso no público.



O Promotor Firmino Matos, que recebeu a comissão de concursados, informou que existe um dossiê no MPE, cobrando a saída dos temporários e a consequente nomeação dos concursados. Mas somente após o retorno na promotora Penha Araújo, no dia 10 de março, poderá dar encaminhamento a ação.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Eliseu Lima
Fonte na web:  Blog dos Concursados