quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vitória dos Grevistas do Ceará

Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil a Notícia em Primeira mão

Greve dos Agentes de Saúde do Ceará
Acompanhe o debate com quase 1.500 Agentes de Saúde no Facebook
Por Samuel Camêlo

O movimento grevista do Ceará obteve vitória, a informação veio depois de acordo sindical feito pela comissão de negociações que representa a categoria.
A conquista da categoria é bastante significativa diante do tamanho dos obstáculos impostos pelos gestores. A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde recebeu diversas mensagens de Agentes Comunitários narrando uma serie de problemas, inclusive de natureza interna, ou seja, relacionada a adesão dos próprios profissionais. A superação de tantos obstáculos imprimia uma necessidade ampliada dos esforços da liderança do movimento grevista. Por várias vezes foi possível acompanhar os relatos de Fátima Fonteles, uma das principais porta-vozes do movimento diante da categoria no Facebook. Agora o esperado é que seja cumprido o que ficou acordado diante da comissão de negociações.

O governo se comprometeu com os agentes de saúde a iniciar o pagamento do adicional de insalubridade (20% sobre o salário base) e as mulheres terão licença-maternidade com ampliação de dois meses, passando a seis meses o que antes era de quatro.
Sobre o acesso dos ACS ao Issec, o governo se comprometeu em avaliar a demanda da categoria.

Parabéns aos colegas do Ceará e a toda liderança que soube honrar o compromisso com os seus representados. Essa vitória confirma a importância das lutas regionalizadas, quer numa construção por município, quer por estado. A sistemática de partir do menos remoto para o mais, geralmente tende a produzir efeitos práticos e num lapso de tempo menor. Agora é fazer valer as negociações! Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que lutaram até o final da vitória! Vamos socializar essa experiência com os municípios e estados vizinhos!

Elaboração do PCCS

Para o Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), será constituída uma comissão, composta por membros do Sindsaúde, da Secretária de Saúde e da Secretaria de Planejamento. O governo assume o compromisso de implantar o plano até o final de 2012.
Sem sombra de dúvida alguma os agentes de saúde do Ceará tem o que comemorar. A saída adotada pelo governo contemplou, não apenas a gestão e a categoria, como, também toda a sociedade.


Com informações de Fátima Fonteles


Os Agentes de Saúde de Fortaleza continuam em greve



Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum