quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nova Mutum: Secretaria de Saúde reforça PACS com mais 25 agentes

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) com mais 25 agentes. Com isso, atualmente a equipe conta com 62 agentes e ainda restam 7 vagas que devem ser preenchidas em novo processo seletivo a ser aberto dentro dos próximos meses. “A ideia é cobrirmos toda a cidade com agentes de saúde e também as comunidades de Pontal do Marape e Ribeirão Grande, além de chácaras próximas à Uninova”, adianta a coordenadora da Secretaria, enfermeira Marines Uhde.

Implantado no início dos anos 90, a partir da consolidação da descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), o PACS é hoje compreendido como uma estratégia transitória para o Programa Saúde da Família (PSF). Inspirado em experiências de prevenção de doenças por meio de informações e de orientações tem como critério para o desenvolvimento de suas ações, seleção de pessoas inseridas da própria comunidade. “Para ser um ACS (Agente Comunitário de Saúde, precisa fazer parte da microárea onde irá atuar e terá a incumbência de desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente”, explica Marinês.

De acordo com a coordenadora, a ampliação da equipe já leva em consideração a inauguração de duas novas unidades do Programa Saúde da Família prevista para este primeiro semestre de 2012, o que oportunizará uma reestruturação das microáreas de atendimento. “Mesmo antes da inauguração dos novos postos já iniciamos o trabalho com a determinação de que os agentes façam um cadastramento de toda a cidade”, adianta. Já com o objetivo de preparar os agentes em atuação, na semana passada, a Secretaria realizou uma capacitação no auditório da Acenm/CDL. Esta ação, segundo Marines Uhde, contou também com a participação do secretário de Saúde, Sidney Ferreira, e da enfermeira responsável pelo Programa, Magda Miranda.

O papel do agente comunitário de saúde, com vistas à consolidação de um modelo de saúde preventiva é reconhecido pela Administração Municipal. Por isso mesmo, segundo Marinês, há toda uma proposta de estruturação e qualificação do Programa. “A ideia é já dentro de alguns dias entregarmos equipamentos de proteção e também novas bicicletas e material de identificação para que os agentes possam fazer seu trabalho com mais segurança”, diz.

São funções do ACS, a realização de visita a cada família da sua comunidade, identificar situações de risco e providenciar o encaminhamento para os setores responsáveis, pesar e medir crianças menores de dois anos e registrar as respectivas informações no Cartão da Criança, incentivar o aleitamento materno, acompanhar a vacinação, orientar a prevenção de diarréias e desidratação, encaminhar gestantes ao pré-natal, orientar sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, orientar prevenção a DST’s e Aids, prevenir endemias e orientar sobre cuidados, monitorar dermatoses e parasitoses, realizar atividades de educação nutricional, prevenção em saúde oral, supervisionar tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas e realizar atividades de prevenção e promoção da saúde do idoso, entre outras.


Rosamar Silva - 7159
Coordenação de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Nova Mutum
Twitter Oficial: @prefmutummt
Fone 65 3308-5447/5434
rosa.imprensa@novamutum.mt.gov.br
www.novamutum.mt.gov.br

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.tosabendo.com