sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MG: Montes Claros: Mais Equipes de Saúde da Família para Montes Claros

Por: Andréia Pereira - Fonte: Prefeitura de Montes Claros
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil   

A população dos bairros Chiquinho Guimarães, Vila Campos, Vila Greice, José Corrêa Machado, Santo Inácio, Alterosa, Nossa Senhora das Graças, Amazonas, Nossa Senhora de Fátima, Clarindo Lopes e Francisco Peres já pode utilizar o serviço prestado pelas Equipes de Saúde da Família (ESFs), que substituíram as Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (EACs), compostas, cada uma, por seis agentes comunitários e um enfermeiro. Essas equipes tinham como objetivo realizar um trabalho transitório denominado de territorialização, o qual consiste no cadastramento dos moradores dos bairros e adjacências, a fim de iniciar o processo de prevenção de doenças e promoção da saúde, sob a supervisão do enfermeiro.

Com a conclusão dessa etapa, a Prefeitura de Montes Claros ampliou as equipes com a contratação de médicos e técnicos em enfermagem, sendo que cada ESF é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e seis agentes de saúde.

Agora, segundo a enfermeira e chefe de Divisão de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Jucimere Durães Rocha, além do trabalho em prol da promoção prevenção, a população vai contar com atendimento clínico e assistencial. “Os atendimentos serão feitos nas áreas de saúde da criança, da mulher, saúde mental, doenças crônicas, infecciosas, saúde do idoso, atendimento médico e de enfermagem domiciliar e campanhas de combate ao câncer”, lista.

Unidades de saúde – Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde possui 70 Equipes de Saúde da Família e seis Equipes de Agentes Comunitários de Saúde distribuídas em 43 Unidades Básicas de Saúde tipo 1, tipo 2 e tipo 3, o que diz respeito à quantidade de ESF e EAC que cada UBS (estrutura física) abriga. Entre outros serviços, a Secretaria de Saúde ainda mantém as policlínicas Doutor Ariosto Correia Machado, Doutor Hélio Sales e Doutor Carlos José do Espírito Santo, bem como dois Centros de Atendimento Psicossocial, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Pronto-Atendimento Alpheu de Quadros e um Centro de Órtese e Próteses.

A chefe de Divisão de Atenção Primária também informa que, em breve, as seis EACs serão transformadas em ESFs, uma vez que a Secretaria de Saúde está no processo de contratação dos médicos que vão compor as ESFs.

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum

Fonte na web: suacidade.org