segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cobertura da Greve dos Agentes de Saúde de Prefeitura de Camaragibe-PE



Por Roberto S. Penides
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Informes sobre a Greve

Avanços sobre o movimento grevista de Camaragibe-PE. sábado, 28 de jan. de 2012

Houve avanços em relação à luta aqui em Camaragibe-PE. A categoria saiu com um acordo assinado entre o sindicato e a gestão. Também foram definidas as datas para cumprimento das reivindicações de condições de trabalho e financeira. Amanhã a categoria estará reunida na sede do sindicato para avaliação do comportamento da gestão e decisões sobre o movimento até o final dos prazos dados pelo gestor.

Veja as fotos mais recentes do movimento
















Dia 16/01/12
Prefeito e secretários se esconde do movimento grevistaHoje pela manhã invadimos a Prefeitura de Camaragibe e fizemos um barulho incrível lá dentro, estamos reivindicando nossos direitos há quase 01 ano e o Prefeito e seu Secretariado se escondeu de nós e até chamou a polícia pra nos intimidar. Acreditem que até a procuradora da Prefeitura mandou fechar as portas pra evitar que permanecêssemos no prédio e o Sargento da PM que chegou com a guarnição mandou ela sair e desautorizou o fechamento das portas comunicando a mesma se tratar de um movimento pacífico e tranquilo.

Fizemos história e eles estão com medo de tal forma que na tarde de hoje recolheram as folhas de ponto de todos os agentes nos postos de saúde, fazendo uma arbitrariedade, contrariando a Constituição Federal e infringindo Leis Federais. Viva a arbitrariedade do governo do PCdoB de Camaragibe isto mostra o socialismo que o partido apregoa aos quatro ventos do Brasil.

Sexta-Feira temos assembleia na sede do SIMCACE e vamos tomar decisão sobre os trabalhar nos próximos dias.

Dia 18/01/12
No facebook, Rosileide Machado Machado, comentou:

A "Procuradora" cometeu um ato no mínimo, deselegante ao tentar ela mesma, fechar as portas da prefeitura como se estivesse fechando os portões de sua casa, postura que provoca uma reflexão: Fechar as portas da instituição da qual somos (assim como ela) servidores, quando realizávamos uma manifestação pacífica? E mais! Muitas funcionárias da sede alegaram desejar juntar-se a nossa manifestação uma vez que, no próprio prédio faltavam itens básicos como, água para beber e papel higiênico nos banheiros (o que não é diferente nas unidades, onde os profissionais tem que comprar a água para beber e usar jogo de cintura para suprir a falta de materiais que vão do papel higiênico ao lápis, caneta e outros tão essenciais quanto) a procuradora, o que faz a respeito? A prefeitura é da cidade, é do povo e a procuradoria deve prezar o cumprimento das Leis e entre elas o princípio do respeito. Camaragibe, vergonha de fazer parte de uma saúde na UTI.

Dia 19/01/12
Mais informações sobre o movimento grevista:
Amanhã, dia 20 de janeiro de 2012, às 09hs., da manhã estaremos em assembleia na sede do SIMCACE para avaliarmos o movimento e dar novas diretrizes a luta e sairmos em caminhada para acamparmos em frente ao prédio da prefeitura, pois a PREFEITURA DE CAMARAGIBE, NA TARDE DE ONTEM, RECOLHEU AS FOLHAS DE PONTOS NOS PSF para intimidar os agentes a não continuarem na GREVE, mas deram um tiro no pé, pois neste momento aqueles que ainda não haviam aderido a GREVE aderiram por revolta.

Obrigado Prefeito João Lemos PC do B por ter dado esta força a nossa luta.

ISSO REVELA O MODO SOCIALISTA DO PC do B DE GOVERNAR!
Por Roberto S. Penides

Dia 20/01/12
Agentes de Saúde de Camaragibe fazem protesto
Só 30% dos 400 agentes estão trabalhando para controlar a epidemia da dengue
Por Rhayana Fernandes

Cerca de 400 Agentes de Saúde e Controle de Endemias fazem grave em prol de melhorias no trabalho. Uma parte deles encontravam-se hoje (20), protestando pela falta de condições de trabalho e reajuste de salário, na Avenida Dr. Belmiro Correia, em frente a Prefeitura de Camaragibe, por volta das 10h30.

Eles estão exigindo uma posição do Prefeito de Camaragibe em relação aos materiais básicos como o equipamento individual e protetor solar, já que eles fazem visitações em casas com suspeitas de focos de dengue. “Camaragibe hoje está em estado de emergência, por causa disso estamos permanecendo 30% dos 400 agentes, visitando 11 casas por dia para conter o mosquito da dengue” Conta Roberto Penides Presidente do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Saúde (SIMCACE).

A gestão está há 10 meses sem recebê-los, e no dia 12 de Maio do ano passado, os Agentes fizeram a primeira paralisação de advertência e não obtiveram respostas. Tentaram uma segunda vez, no dia 2 de dezembro, e o resultado foi o mesmo. Depois disso, decretaram a greve. “Como uma forma de retaliação nós invadimos a prefeitura na quarta-feira (18), subimos as escadarias e fizemos muito barulho, tanto o prefeito quanto o secretariado foram embora. Ninguém nos recebeu, e ainda chamaram a viatura da polícia.” Conta Penidis.

“Às 15h da tarde do mesmo dia, o prefeito voltou para a prefeitura e mandou recolher as folhas de ponto como retribuição da nossa invasão mais cedo. E pelas Leis federais isso é crime.” Afirma o presidente indignado com a situação atual. Iolanda Marta da Silva, 50, trabalha há 20 anos como Agente de Saúde, e afirma “as salas dos hospitais estão interditadas cheias de mofos, eu nunca vi uma coisa dessas nos meus 20 anos de trabalho”.

O Vereador Delio Junior esteve no local como convidado do representante legal, “Estou aqui para dar uma força e mostrar que a câmera vai está à disposição”. A Polícia Militar compareceu para averiguar e informou que ficaria no local para controlar a situação. Os agentes ficaram no local acampados. O prefeito da Heraldo Junior não prestou esclarecimentos sobre o caso, e avisou que só iria receber os agentes de saúde nessa quarta-feira (25) em seu gabinete. Fonte: ww.leiaja.com


Fotos do movimento grevista. Clique nas fotos para ampliá-las!

Entrada das Agentes de Saúde na Prefeitura de Camaragibe



Concentração das Agentes de Saúde



Agentes de Saúde no interior da Prefeitura de Camaragibe



Agentes de Saúde na frente da Prefeitura de Camaragibe



Concentração pacifica Agentes de Saúde



A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS na Luta pela Categoria. A mobilizados em apoio aos colegas de Camaragibe-PE, ocorreu desde o primeiro dia.

A principal reivindicação dos Agentes de Saúde estão relacionadas a melhores condições de trabalho.

No twitter iniciamos a Campanha pela madrugada, por volta das 00:30h. Durante o dia retomamos nossas ações com o apoio do colega Roberto.

Juntos somos fortes!


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: http://www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude