terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MNAS News: Levantamento deixa interior de Minas Gerais em alerta para infestação de dengue

Segundo dados de pesquisa, Uberaba está com risco médio de infestação do Aedes aegypti, com percentual de 3,36%
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Uberaba (MG) está em alerta para o risco de infestação do mosquito da dengue desde a sexta-feira (13), quando foi divulgado o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Segundo dados da pesquisa, o município está com risco médio de infestação, com percentual de 3,36%. Em janeiro de 2011, o índice foi de 2,8%.

O resultado do primeiro LIRAa, conforme o secretário municipal de saúde, Valdemar Hial, mantém o município sob alerta, principalmente porque cinco regiões estão com alto risco de infestação. " O Poder Público continua desenvolvendo o trabalho de rotina e já tem estratégias em execução para reforçar o combate nos locais onde há maior presença das larvas do mosquito. Porém, nenhum esforço nosso será suficiente se não tivermos o empenho da população" , ressalta.

Entre as regiões em situação de alto risco, o secretário chamou a atenção para a região central que manteve o desempenho negativo. Os bairros Morada das Fontes, Vila Maria Helena, Jardim Alexandre Campos, Centro e Abadia já estavam com índice acima de 4% no levantamento anterior e a situação foi a mesma agora.

O diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, explica que a região estava com 5,3% e o índice foi para 4,2%, mas a redução é muito pequena se comparada à ampla mobilização realizada na área. " Isso nos preocupa porque fizemos um amplo trabalho de intensificação na campanha informativa e visitas. Para se ter uma ideia, em dois meses fizemos dois ciclos completos de visitação nesta região para informar os moradores e eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Então, precisamos mesmo do envolvimento da comunidade no combate. Cada um cuidando do seu quintal" , destaca.

Segundo André, com o relatório em mãos, as agentes de zoonoses já começaram a intensificar as ações de controle nos bairros de maior risco. " Reforçamos as visitas de rotina nestas regiões, colocando mais agentes para identificar e eliminar o mais rápido possível as larvas e focos do mosquito. Para o próximo fim de semana, estamos preparando pit stops em alguns pontos da cidade" , disse, lembrando que a visitação continua normalmente no restante da cidade.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: ISaúde