sábado, 21 de janeiro de 2012

MNAS fortalece a luta dos Agentes de Saúde com o The Network Path


The Network Path – O caminho da Rede
Na última sexta-feira, em reunião entre os membros da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde – MNAS, foi colocado em debate a necessidade do desenvolvimento de um meio de informação que pudesse ser associado a metodologia que se encontra em uso na Rede de Mídias da instituição. A sugestão veio de Sérgio Daniel, atual responsável pela equipe de comunicação da mobilização. Depois do debate ficou definido que é possível aprimorar o serviço do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil tornando-o mais acessível.

Com aplausos da coordenação da MNAS, na pessoa de Samuel Camêlo, foi aprovado o desenvolvimento do método batizado de The Network Path, ou seja, O caminho da Rede. Pela proposta a partir desse momento a mobilização da categoria, traduza-se como mobilização as greves, atos de protestos e os seus derivados, permanecerão em evidência no Jornal como News highlights. A notícia permanecerá em evidência permanentemente até o caso ser definido.

O material continuará interligado com a espetacular rede que a Mobilização Nacional utiliza. O micro-blog do Twitter continuará em evidência somada com a nova lista de trending topics com hashtag específica. Atualmente mantemos o sistema de hashtag no perfil com quase 20.000 seguidores. Periodicamente estendemos esse método para outros perfis que somam a cifra de 200.000 followers só no Twitter. É uma mega potência a favor dos agentes de saúde numa estrutura que nenhuma outra categoria da Atenção Básica possui.

O The Network Path foi introduzido com a Greve dos Agentes de Saúde de Camaragibe-PE. Além do blogger e Twitter foi utilizado o Facebook, Yahoo e Orkut. Todos direcionados ao suporte da categoria. Nesse primeiro momento, os grevistas receberam o apoio informal de profissionais de outras categorias como radialista e apresentador de TV. É a visibilidade que as ferramentas usadas pela MNAS proporcionam.
O The Network Path está disponível aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias de todos os municípios brasileiros.