sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Internet pode causar mudanças no cérebro como às ocasionadas por drogas

Por Samuel Camelo
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Pesquisas recentes concluíram que o vício pela internet pode afetar o cérebro da mesma forma que a dependência do álcool, cocaína ou maconha.
O resultado foi obtido por cientistas chineses após analisarem imagens cerebrais de adolescentes identificados com o chamado "transtorno do vício de internet" e observaram que mudanças nos órgãos dos pacientes assemelhavam-se às identificadas em pessoas viciadas em álcool, maconha e cocaína. A perspectiva é que a descoberta contribuirá com o incremento de novos métodos para o tratamento dos dependentes. Os resultados da pesquisa foi divulgado pelo periódico PLoS One, uma revista científica de acesso livre disponível apenas online publicada pela Public Library of Science.

A pesquisa revelou pela primeira vez a relação entre o vício pela internet e os danos causados ao cérebro dos dependentes. Os resultados podem ser considerados assustadores. Eles revelaram que os dependentes em internet têm mudanças no cérebro muito parecidas com as observadas em indivíduos viciados em drogas.
O estudo analisou imagens de cérebro de 17 adolescentes dependentes em internet e as relacionou com imagens de outros 16 jovens saudáveis. O estudo revelou que os danos nas fibras de massa branca cerebral responsáveis pela conexão nas areas ligadas ao processamento das emoções, tomada de decisão, atenção e domínio cognitivo.
Segundo os autores da pesquisa é possível que os jovens com mudanças cerebrais sejam mais tendenciosas à dependência.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude