segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Esplanada: médicos peritos do INSS em apuros

Profissionais denunciam ao comando do órgão que estão sofrendo violência física e até ameaça de morte durante atendimento

Médicos peritos do INSS em apuros

Chegam ao comando do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dezenas de reclamações, oficiais e extraoficiais, de médicos peritos ameaçados e até agredidos por cidadãos que não conseguem aposentadoria por invalidez ou não apresentam provas suficientes para renovação. Os casos – muitos deles não oficializados – vão desde ameaças de morte até tapa na cara de peritos e quebradeira na sala de perícia nas agências, promovida pelos supostos doentes mentais atrás dos benefícios.

Atestado de demência

Na semana passada uma médica perita foi agredida numa agência do Rio de Janeiro com empurrão e foi esbofeteada. O caso parou na Polícia Federal.

Sala do medo

Peritos têm reclamado da pouca segurança nos locais de trabalho e por não haver câmeras de vídeo instaladas nos consultórios, onde ficam a sós com os “pacientes”.

Data venia, excelência!?

A juíza Patrícia Acioli, assassinada em Niterói em 2011 por policiais da banda podre, poderia, talvez, estar viva se tivesse a escolta que desfila com o atual presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Sérgio Zveiter. A trupe desfila em três carros oficiais blindados, e o desembargador conta com oito seguranças dia e noite.

Hollywood é aqui

Na porta da casa do presidente do TJ, em Niterói, uma viatura da PM está de prontidão 24 horas, em troca de turnos. Fica a poucos quilômetros da casa onde residia Patrícia. A tropa e os três carros fecham as pistas para passagem do séquito, em saídas e chegadas.

E o vento levou 2.0

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Seperotto, disse ao jornalista Políbio Braga que o La Niña pode devastar as colheitas da região nos próximos meses. As perdas da safra de milho e soja já chegam a 70%.

Em vão

No Banco do Brasil e no Congresso há esforços, por ora em vão, de criar um fundo garantidor para a safra nacional contra tragédias naturais. É comum nos Estados Unidos.

Voltei

O prefeito de Sebastião Barros (PI), Geraldo Mineiro (PT), foragido da Justiça acusado de pedofilia, conseguiu habeas corpus e voltou tranquilamente para o gabinete.

Casa de ferreiro…

Líder da bancada e ex-ministro, José Sarney Filho (PV-MA) não consegue esconder o óbvio. O seu Maranhão foi o estado que desmatou com maior rapidez áreas de floresta de 1980 até hoje. Ele foi ministro na gestão Fernando Henrique Cardoso.

Aliás

Zequinha Sarney, como é chamado, vagueia mais entre Rio de Janeiro e São Paulo nos fins de semana do que em sua base política, contam leitores colegas de voos dele.

Social mesmo!

O cidadão gaúcho vai custear mais uma edição do Fórum Social Mundial. O evento, programado para iniciar dia 24 de Janeiro, será realizado simultaneamente em São Leopoldo, Gravataí, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre.

Elle

Fernando Collor de Mello (PTB-AL) pode ser o novo presidente do Senado em 2013, apadrinhado por quem manda na Casa: José Sarney (PMDB-AP), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR).

Ponto final

O então senador Tião Viana (PT-AC), há dois anos, proclamava que o Senado se tornara um céu sem estrelas.

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
Twitter @leandromazzini

Divulgado por Agentes de Saúde Revolucionários

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum