sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Agentes de saúde e endemias de Fortaleza anunciam greve

Agentes de saúde e endemias paralisam atividades nesta sexta-feira
RENATTA PIMENTEL
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Agentes de saúde e endemias de Fortaleza anunciaram paralisação das atividades na manhã desta sexta-feira (27) durante protesto na avenida Pontes Vieira, próximo a sede da Secretaria de Administração do Município (SAM).

De acordo com os manifestantes é exigido o reajuste de 33% no salário, pois a Prefeitura de Fortaleza concedeu apenas 3%. A categoria também exige a antecipação da data base - o período do ano em que patrões e empregados se reúnem para repactuar os termos dos seus contratos coletivos de trabalho - a administração da Prefeitura aceitou o pedido, e por isso, estão em negociação com os agentes de saúde e com todos os servidores da Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com o secretário da SAM, Vaumik Ribeiro, o salário pago aos servidores é o melhor em âmbito nacional. "A Prefeitura paga o melhor salário para os agentes de saúde e endemias e tiveram um reajuste em ganhos reais de 33% desde dezembro equivalente ao período de 2007 a 2011. O reajuste foi acima da inflação do período. Este acordo está em vigor e só termina em abril de 2012", diz.

Aumento inferior ao de 2011

Os funcionários de saúde e endemias do município questionam que aumento no salário de ano é inferior ao ano passado, fazendo com que o salário deles fique equiparado com o salário mínimo R$ 600.

De acordo com Vaumik, a Prefeitura está cumprindo o acordo e justifica:
"Nós temos um enconomia onde a inflação gira em torno de 7% ao ano, então 4% não é uma inflação pequena considerando que eles já tiveram reajuste em maio de 2011. Nós não estamos devendo absolutamente nada.", esclarece.

O secretário afirma que o acordo entre a Prefeitura e a categoria continua virgente, "A prefeitura está cumprindo o acordo, estamos negociando, e a importância que tem para a sociedade o trabalho desses profissionais da saúde não recomenda com essa atitude", diz.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude

No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum

Fonte: diariodonordeste.globo.com