quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Recife/PE: Novo hospital no Curado cria 168 novos leitos na zona Oeste do Recife

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
por Jamildo Melo

O Hospital Pelópidas Silveira conta com 168 leitos para várias especializações, sendo 120 destinadas à internação, 24 de UTI e outros 24 leitos para observação de pacientes. A unidade de saúde vai atuar na retaguarda das grandes emergências ajudando a desafogar os serviços do Hospital da Restauração, do Getúlio Vargas e do Regional do Agreste (Caruaru), nas áreas de neurologia e neurocirurgia. Em cardiologia, o Pelópidas vai dividir a demanda do Agamenon Magalhães e do Dom Helder.

O HPS levou dois anos para ficar pronto e totalmente equipado. O investimento total foi de cerca de R$ 109 milhões. Cerca de 900 profissionais de saúde vão trabalhar no hospital. As escalas de plantão contarão com dois médicos de cada especialidade oferecida na unidade (neurologia, neurocirurgia e cardiologia).

Primeiro hospital com custeio totalmente garantido pela União através do Ministério da Saúde, o Pelópidas receberá, a princípio, R$ 50 milhões por ano. Segundo Padilha, a distinção é merecida e um reconhecimento do dever de casa bem feito pelo Estado. “Cada real que passamos para Pernambuco se traduz em serviço de qualidade para a saúde”, elogiou.

Com a inauguração do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), nesta quinta-feira (08), Pernambuco torna-se referência em atendimentos públicos de neurologia, neurocirurgia e cardiologia no Brasil. Erguido às margens da BR-232, no bairro do Curado, a unidade é a primeira do SUS a oferecer atendimento neuro-cárdio no Brasil e o terceiro hospital metropolitano construído no governo Eduardo Campos

O Pelópidas Silveira funcionará como unidade referenciada, recebendo os pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos. Ele funcionará integrado às UPAs de São Lourenço da Mata, Curado e Torrões.

“Em oferta de serviços pode existir um hospital igual a esse no Brasil, mas melhor não existe, seja privado ou público”, garantiu o ministro Alexandre Padrilha. O HPS tem os mais modernos equipamentos da sua especialidade.

O Hospital Pelópidas Silveira atenderá 24h e terá capacidade para realizar, anualmente, 31.738 consultas, 5.040 internações e 43.470 atendimentos de urgência. Ele vai receber pacientes infartados ou com outras doenças do coração. No setor de neurologia dispõe de atendimento para aneurisma, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais e traumatismo craniano. Entre os exames especializados, cateterismo, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e polissonografia (para detectar doenças do sono).

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: jc3.uol.com.br