terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prefeito anuncia gratificação de 25% para agentes comunitários de saúde

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Barbosa Neto também garantiu que prefeitura vai realizar concurso público para 350 vagas para agentes comunitários de saúde

O prefeito Barbosa Neto, secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, e o chefe de gabinete e secretário municipal de Governo, Marco Antonio Cito, anunciaram na tarde de hoje (26), a criação de gratificação salarial de 25% para os agentes comunitários de saúde (ACS) e de concurso público para a área.

Com a gratificação, os 440 agentes comunitários de saúde, participantes do Programa Saúde da Família, terão acréscimo salarial de R$ 186,11 a partir de fevereiro de 2012, passando a receber R$ 930,58 mensais. Segundo o prefeito de Londrina, este será um dos maiores salários pagos aos ACS em todo país.

Barbosa Neto também anunciou a abertura de concurso público para a área da saúde com preenchimento de 350 vagas para agentes comunitários até junho do próximo ano, além das 18 vagas para médicos municipais. Com essa iniciativa, a Prefeitura contará com 3.525 funcionários na saúde.

Durante a reunião realizada na Vila da Saúde, o secretário de Saúde, Márcio Nishida, disse que o município vai acabar com a terceirização dos serviços prestados e que a contratação de mais servidores significa melhor atendimento à população. “A saúde, em Londrina, 20 anos atrás era uma das melhores do Paraná e com essa iniciativa do prefeito vai voltar a ser referência no estado”, afirmou o secretário municipal de saúde.

Os 440 funcionários vão poder contar com outros benefícios como uniformes, reajustes de 7%, além do acréscimo salarial de 25%. O prefeito também afirmou que, com o concurso público, haverá redução na jornada de trabalho dos ACS para seis horas diárias e os funcionários passarão a ser estatutários, o que garante estabilidade no emprego público e o fim das contratações por tempo determinado.

O contrato dos agentes comunitários tem validade até abril de 2013, mas depois de homologado o resultado final do concurso público –que será realizado no próximo semestre- o contrato perde a validade e os novos servidores vão passar a assumir os trabalhos.

O chefe de gabinete e secretário municipal de Governo, Marco Antonio Cito, disse que a municipalização dos serviços e o acréscimo salarial significam uma conquista para os funcionários. ”Este é um momento histórico para Londrina, porque com o próximo concurso a saúde pública será feita pelo poder público”, afirmou Marco Cito.

Cerca de cem funcionários da área da saúde estavam presentes na reunião e agradeceram ao prefeito pelo reconhecimento do trabalho realizado e pela gestão aberta às reivindicações dos trabalhadores e londrinenses.

Fotos: Vivian Honorato

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: www.londrina.pr.gov.br