sábado, 3 de dezembro de 2011

Deputado Luciano Pereira homenageia agentes de saúde de Pancas.

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O deputado Luciano Pereira (DEM) realizou na tarde desta sexta-feira (2), no município de Pancas, sessão especial para homenagear os agentes comunitários de saúde. O parlamentar, que há quatro anos propõe a solenidade na Assembleia Legislativa (Ales), no dia 4 de outubro, Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, pretende percorrer todos os municípios capixabas para homenagear a categoria em sessões especiais.

Pancas foi o segundo município do interior do Estado a receber a visita de Luciano Pereira, que já esteve, no último dia 18, em Vila Pavão. “Minha intenção sempre foi congregar os agentes de todos os municípios. Infelizmente, nunca foi possível devido a distancia de alguns municípios e a dificuldade de transporte. Agora, começo a realizar meu desejo trazendo a solenidade para o interior e, se Deus quiser, até o final de 2012, todos os agentes dos 78 municípios capixabas serão homenageados”, informou.

O parlamentar destacou a importância da profissão e enfatizou a capacidade dos agentes de saúde de se comunicar, além da liderança natural eles exercem nas comunidades por estarem em contato permanente com as famílias, facilitando o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe do Programa Saúde da Família (PSF).

“A profissão é também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular. Suas atribuições são de extrema importância para toda a comunidade”, avaliou.
O prefeito Luiz Schumarcher (DEM) fez um agradecimento especial ao deputado pela homenagem aos agentes municipais de Saúde de Pancas, que para o chefe do Executivo são a ligação da Prefeitura com a população.

Já o vereador Marcos Matavelli (PPS), presidente da Câmara Municipal, relembrou a história dos agentes. “Sempre é tempo de relembrar e prestigiar pessoas tão valorosas, que deixam suas próprias famílias para cuidar de outras”, falou, pedindo que todos lutem pelo reconhecimento dos profissionais.

Atualmente são 204 mil agentes em todo o Brasil, 5.213 no Espírito Santo. O próximo município a receber o evento será São Domingos do Norte, no próximo dia 8. Na solenidade de Pancas também estiveram presentes os vereadores Cícero Grobério (DEM), Juarez Carlos Giles (PMDB), Iracy Pinheiro (DEM) e Adelson Coffer (PT), o secretário municipal de Saúde, Josimar Schram, e a diretora dos agentes, Lúcia Schultz.

Daniella Sanz Ramos/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.al.es.gov.br