sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Agentes Comunitários de Saúde são homenageados pelos 10 anos de trabalho

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, participou na tarde desta sexta-feira (09/12) das festividades comemorativas aos 10 de atividades dos Agentes Comunitários de Saúde
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Prefeito é aplaudido pelos benefícios concedidos à categoria nesta gestão

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, participou nesta sexta-feira (9/12), à tarde, das comemorações aos 10 anos de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde em Joinville. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Ivan Rodrigues e reuniu mais de 600 participantes.

Além de palestras e momentos de descontração, o evento foi marcado pela homenagem aos 40 agentes comunitários de saúde mais antigos do município. "Ser agente comunitário de saúde é minha vida. A comunidade que atendemos acaba se tornando uma família. É muito gratificante ser reconhecido", agradeceu Terezinha Franco Ribeiro, 61 anos, agente comunitária no bairro Estevão de Matos que recebeu uma placa de homenagem do prefeito.

Após a solenidade, Carlito lembrou das conquistas da categoria e do comprometimento da atual gestão no fortalecimento da saúde por meio do trabalho dos agentes. "Vocês fazem, no dia a dia, o que diz aquele velho ditado que é melhor prevenir do que remediar. É pelo trabalho de cada um que Joinville alcançou índices de saúde satisfatórios. É preciso investir no agente de saúde porque ele é a porta de entrada da saúde pública do município", disse o prefeito.

O secretário Tarcísio Crocomo reforça que o trabalho dos agentes comunitátios foi essencial, nos últimos dez anos, para reduzir drasticamente alguns índices importantes de monitoramento da saúde de Joinville. Em 2001, por exemplo, no primeiro ano de implantação do programa de agentes comunitários, Joinville registrava 5% de crianças desnutridas para cada mil nascimentos. Em 2011, o índice caiu para menos de 1%. "Isso é resultado do trabalho dos agentes que levam informação, educação e prevenção para dentro da casa da pessoas", salientou.

Joinville adotou a figura do Agente Comunitário de Saúde em 2001. No início, apenas 150 pessoas exerciam esta função, como prestadores de serviço para a prefeitura. Hoje, passados 10 anos, a categoria possui 671 servidores públicos e o reconhecimento do trabalho. "No começo não tínhamos uma identidade. As pessoas não entendiam o papel do agente comunitário. Hoje já conquistamos nosso espaço e nos fortalecemos", comenta a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Joinville, Albertina Valentini Cristofolini.

Governo municipal garante maior salário e benefícios

A gestão Carlito Merss foi a que mais incentivou e valorizou a função do Agente Comunitário de Saúde. Em 2009, beneficiou a categoria com a incorporação da gratificação de produtividade ao salário e, este ano, elevou o salário de 640 para 858 reais, garantindo ainda benefícios e auxílios aos servidores como seis meses de licença maternidade e afastamento do serviço por motivo de doença.

"Com os R$150 de auxílio-alimentação, o salário dos agentes teve um crescimento de 135%", lembrou Carlito. Em novembro, os agentes também receberam 250 bicicletas novas para garantir melhores condições de trabalho, agilidade e conforto no trabalho.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.joinville.sc.gov.br