terça-feira, 8 de novembro de 2011

SAÚDE: Obesidade infantil deve ser tratada com mudanças no estilo de vida

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Spas adotam programas com tratamentos médicos, psicológico, prática de atividade física, reeducação alimentar e apoio da família para ajudar crianças obesas a ter um emagrecimento saudável.

A sociedade moderna enfrenta um problema muito grave, que vem crescendo rapidamente, a obesidade infantil. O estilo de vida das crianças se modificou bastante fazendo com que muitas delas tenham uma vida sedentária e repleta de alimentos engordativos, por exemplo, hambúrgueres e refrigerantes. Isso contribui muito para que a criança engorde e tenha problemas de saúde que até então eram apenas conhecidos na vida adulta. Além disso, esses jovens podem desencadear doenças psicológicas, como a depressão, por causa de atitudes preconceituosas, principalmente por parte dos colegas de escola.

Para a psicóloga Cláudia Nogueira, que trata a obesidade infantil, o apoio da família é essencial para que a criança consiga emagrecer e se livre dos traumas causados pelas zombarias. “É importante que a família acolha a criança a tratando com respeito, carinho e sem nenhum tipo de preconceito ou comparações. É necessário ser informada que a obesidade é uma doença que deve ser tratada por uma equipe especializada e multidisciplinar”, diz Cláudia.

A obesidade pode desenvolver transtornos alimentares na adolescência, como compulsão alimentar, bulimia e anorexia nervosa. Também pode causar alterações cardiovasculares, diabetes, problemas na pele e até alterar o crescimento.

Este é um problema da sociedade moderna e segundo dados do Ministério da Saúde já atinge 10% das crianças brasileiras. A nutricionista Karen Amorim Porcelli afirma que quando a criança faz o tratamento adequado e consegue emagrecer ela deve continuar a ter hábitos saudáveis para não voltar a engordar, “o paciente deve manter em seu dia-a-dia os conceitos de educação alimentar que aprendeu, como o consumo de uma dieta equilibrada com calorias e nutrientes equilibrados, que proporcionem um crescimento e desenvolvimento saudável, e a prática de atividades físicas”.

“Estar em um Spa para fazer o tratamento é uma excelente oportunidade, principalmente pelo fato de as crianças terem contato social com outras que enfrentam o mesmo problema. É uma forma de incentivá-los a manter um estilo de vida saudável. Entretanto, ainda são poucos os spas que aceitam crianças e possui programas e profissionais especializados neste público”, afirma Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho, cardiologista.

O educador físico, Rodolpho Teixeira Súnica, informa que a prática de exercícios físicos é tão importante para a saúde física quanto para a mental, tendo a capacidade de ajudar a emagrecer e a superar os empecilhos psicológicos que a criança possa ter desenvolvido, “a criança deve praticar atividades físicas nas quais ela sinta prazer, como exercícios aquáticos e aulas envolvendo diversas tarefas a serem cumpridas por um determinado tempo e se puder ser exercida com o direcionamento de um profissional também é uma ótima opção” reforça Rodolpho.

Fonte: SPA Sorocaba – Eleito em 2008 como o melhor SPA do Brasil, pela Revista Viagem e Turismo, o SPA Sorocaba é referência graças não apenas a sua infra-estrutura, mas aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, sejam para aqueles que buscam tratamento para a obesidade, sobrepeso, gestantes, estresse, reabilitação cardiovascular, pré e pós-operatório, recuperação pós-parto, problemas ortopédicos reumatológicos, planos para quem quer parar de fumar e planos empresariais, como para quem apenas quer passar momentos de lazer e tranquilidade. Dirigido pelo médico cardiologista, Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar com endocrinologista, cardiologista, clínico geral e cirurgião, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, tudo para garantir a melhor estadia de nossos clientes. www.spasorocaba.com.br


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum