quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atenção e percepção são processos mentais independentes

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
Redação do Diário da Saúde

Tecidos diferentes

Cientistas alemães e japoneses usaram estudos de imagens cerebrais para demonstrar que a atenção e a percepção são processos separados no cérebro.

Tanto o senso comum quanto as teorias científicas supõem que a percepção, ou sensibilização - o ato de estar consciente dos acontecimentos ao redor - e a atenção - o foco em determinado assunto - são fios que compõem o mesmo tecido.

Contudo, uma série de estudos com observações comportamentais começaram a sugerir o contrário.

Os pesquisadores então decidiram observar o que ocorre diretamente no cérebro quando uma pessoa tenta ficar consciente de uma situação e quando ela foca a atenção em um objeto.

Percepção e atenção

Os resultados mostraram não apenas que a percepção e atenção não são necessariamente conectadas, como são dois processos fundamentalmente diferentes, afetando as células nervosas de maneiras diferentes.

Para isso, eles mostraram aos participantes figuras que podem ser vistas de formas diferentes e testes parecidos com ilusões de óptica, em que imagens diferentes são mostradas a cada olho. Ambos forçam o cérebro a mudar constantemente de perspectiva.

Para não depender das sensações dos participantes, os pesquisadores monitoraram diretamente seus cérebros usando imagens de ressonância magnética funcional.

Os resultados dos experimentos surpreenderam até mesmo os cientistas.

"Eu mesmo fiquei surpreso com a descoberta, ela mudou um pouco meu jeito de pensar," confessou Masataka Watanabe, coordenador dos experimentos.

Implicações psicológicas e filosóficas

A constatação de que a atenção e a consciência - no sentido de percepção dos acontecimentos - como processos separados tem implicações tanto para a psicologia quanto para a filosofia.

Muitos cientistas defendem uma "visão holística" da consciência como sendo fruto da ação de todo o cérebro, intimamente mesclada com outros processos mentais. O experimento coloca esta visão em dúvida.

Mas a equipe alerta que serão necessários outros tipos de experimentos, que usem outros estímulos que não o visual, com a manipulação independente da atenção e da percepção, para que os resultados possam ser confirmados e aceitos de forma mais ampla.

A própria equipe afirmou que irá projetar novos experimentos nesse sentido.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: diariodasaude.com.br