domingo, 27 de novembro de 2011

Agentes de Saúde Revolucionários: na direção de um Blog Revolucionário?

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Com mais de 2.000 visitas em um único dia, blog já é o mais visitado do país em menos de um mês.

Segundo Paula Andrade Lisboa, idealizadora do Blog, o elevado índice de visitas é consequência de uma estratégia definida antes mesmo da criação do webBlog. Em mensagem intermediada por Carolina Silvestre, Paula Andrade revelou-se uma pessoa muito simples e preocupada com a realidade dos agentes comunitária de saúde e agentes de combate às endemias do Brasil. Segundo ela a categoria atinge uma de suas fases mais delicada, considerando a cooptação (ato pelo qual os gestores oferecem benefícios aos representantes da categoria em troca de negligência de direitos), superamos o anonimato, a ausência de leis e agora nos deparamos com o fogo amigo, disse Paula.

Quando interrogada sobre a estratégia que tem elevado o índice de visitas, Lisboa diz que não poupa ninguém. “Se houver vacilo contra os interesses da categoria a gente torna público,” disse Paula Andrade Lisboa. Perguntamos por que ela não nos repassava os seus dados, ela respondeu que era por motivos óbvios, não deseja sofrer retaliações pelo trabalho que vem desenvolvendo.
A administradora e criadora do Blog Agentes de Saúde Revolucionários disse que um bom exemplo de cooptação está relacionada a negligência dos sindicatos e associações que evitam o repasse de informações à categoria para evitar que as evidências sejam percebidas. Ou seja, se os sindicatos ou associações mantiverem a categoria informada não atenderão os interesses dos prefeitos e secretários de saúde.

Quando perguntamos sobre a questão dos agentes de saúde blogueiro, ela disse que alguns estão contribuindo com a manutenção desse grande mal. Quando o ACS ou ACE defende instituições negligentes estão pactuando com a manutenção desses atos viciosos e agrava ainda mais a situação daqueles que dependem delas. Na verdade alguns blogs são mantidos por pura vaidade, muito longe do interesse de prestar serviço à categoria, alfinetou Lisboa.
Na última mensagem, em respostas a algumas perguntas que realizamos ela elogiou o grande beneficio que a Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde fez ao tornar públicas as negligências e omissões da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS).

Colaboração de Carolina Silvestre

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum