sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SES recebe oficina de atualização de vigilância em saúde

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Evento faz parte de um ciclo de oficinas promovido pela SEVS

Promoção, Monitoramento e questões relacionadas à vigilância em saúde foram as questões abordadas na Oficina de Atualização Técnica Científica de Vigilância em Saúde, realizada nesta quinta-feira (13/10), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), localizada no Bongi.

A oficina, que contou com a presença do Secretário-executivo de Vigilância em Saúde (SEVS), Eronildo Felisberto, e a diretora geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância da Saúde da SES (DGPMAVS), Luciana Albuquerque, teve como objetivo qualificar e atualizar os profissionais em metodologia de monitoramento das ações e avaliação dos programas específicos da SEVS.

“Desde 2003 houve uma mudança de visão relacionada à avaliação e pesquisa para o SUS. O uso desse instrumento é fundamental para a qualidade e melhoramento da gestão e dos serviços” explicou o secretário-executivo de Vigilância em Saúde (SEVS), Eronildo Felisberto.

Alguns trabalhos ligados ao tema foram apresentados na reunião. Entre eles, um estudo sobre a cobertura do exame papanicolau no estado de Pernambuco elaborado pela assessora de gabinete do Ministério da Saúde (MS), Camila Matos de Albuquerque, e os conceitos e métodos de abordagem trabalhados pela professora do programa de pós-graduação em avaliação e saúde do Instituto de Medicina Legal (IMIP), Isabela Samico. “Cada vez mais está sendo incorporado a cultura da avaliação nos serviços. Algumas experiências, tais como a pesquisa e o ensino impulsionam isto” ressaltou Samico.

O encontro faz parte de um ciclo de oficinas que está sendo promovido pela SEVS e as próximas reuniões estão previstas para dias 24 de outubro e 02 de dezembro.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: portal.saude.pe.gov.br