quinta-feira, 13 de outubro de 2011

São Bernardo lança 'Rede Cegonha' para gestantes

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

ABC - A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou na última sexta-feira (7) na Universidade Metodista, a "Rede Cegonha: A vida bem cuidada em São Bernardo", em parceria com o Ministério da Saúde. O município é o primeiro do País a implantar o programa, cuja finalidade é consolidar uma rede de atendimento à saúde integral e humanizada às gestantes e seus bebês. Composta por um conjunto de medidas destinadas a assegurar atendimento adequado, seguro e humanizado às gestantes e crianças, a Rede Cegonha abrange a assistência obstétrica com foco na gravidez, no parto e pós-parto, e assistência até os dois primeiros anos de vida da criança.

A estratégia envolverá a rede de serviços de saúde e permitirá a redução da mortalidade materna, fetal e infantil. Também prevê a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência às gestantes e aos bebês e que atuam tanto na atenção primária como em urgências obstétricas.

Para Arthur Chioro, secretário de saúde do município, São Bernardo sai na frente no cuidado com a maternidade. "A Rede Cegonha: A vida bem cuidada em São Bernardo é uma linha de cuidado que incorpora uma diretriz importante do SUS, que é a integralidade na produção de cuidados à saúde, o que significa integrar e articular ações preventivas, curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos que o usuário necessita, desde visitas domiciliares realizadas pelas equipes ampliadas Saúde da Família e outros dispositivos, como o Programa de Atenção Domiciliar, até a atenção hospitalar e de urgência e emergência", explica Chioro.

Fundamentada nos princípios da humanização e assistência, a Rede Cegonha garantirá às gestantes, recém-nascidos e crianças o direito à ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto; realização de parto e nascimento seguros; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade; e acesso ao planejamento reprodutivo.

A Secretaria de Saúde estruturou nove diretrizes, entre elas garantia de acesso a um pré-natal de qualidade, seja ele normal ou de alto risco, para todas gestantes, acompanhamento ao bebê até 2 anos de vida, e abordagem integral às vítimas de violência sexual e garantia do aborto legal.

Os agentes comunitários de saúde (ACSs), por seu papel estratégico no território, devem ser responsáveis pela busca ativa de gestantes e atuarão de forma articulada com os demais membros da equipe na vinculação precoce e acompanhamento da gestante no pré-natal. No caso de gestantes que realizem o pré-natal na saúde suplementar, os agentes comunitários devem acompanhar a gestante questionando sobre suas consultas e referenciar a futura mãe à UBS, se necessário.

Na ocasião, foram apresentadas duas publicações que darão suporte informativo e educativo ao conjunto de ações. Uma delas é a Caderneta da Gestante. A outra é um Caderno Técnico da Rede Cegonha, que será distribuído aos profissionais de saúde.

Além do secretário de Saúde, o lançamento oficial, na Metodista, estiveram presentes a diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza De Lamare, e o apoiador das Redes de Atenção à Saúde, Daniel Carvalho Rocha, que fizeram uma explanação da política nacional da Rede Cegonha. Já no período da tarde, técnicos e representantes das secretarias de Saúde das demais prefeituras do ABC discutiram sobre as diretrizes do programa. Marcaram presença ainda diversas autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo, bem como representantes da Comissão Municipal de Saúde.

4.392 ABC

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.dci.com.br