sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Prefeito Jun e secretária Eunice parabenizam Agentes Comunitários de Saúde de Bodoquena

                          Prefeito de Bodoquena/MS, Jun Iti Hada
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Os agentes mapeiam as áreas e cadastram as famílias, dando-lhes conhecer das práticas de saúde e higiene pessoal.

“Entre os homens e as mulheres dignos da homenagem e do reconhecimento do povo
brasileiro, encontram-se os agentes comunitários de saúde”, assinalou o prefeito Jun, referindo-se aos 170 mil agentes que atuam na área em todo o Brasil. “ São criaturas simples que nos oferecem, dia após dia, uma comovente lição de grandeza espiritual, de solidariedade humana e de amor ao próximo”, enumerou o prefeito de Bodoquena, que é médico e aproveitou a oportunidade para traçar uma linha do tempo sobre o surgimento da categoria, que veio em 1991 para ser, na comunidade a que pertencem, um elo entre o grupo familiar e o serviço de saúde.

“Gerava-se, ali, o embrião do Programa Saúde da Família, cujo lançamento se deu em 1994, e é, hoje, um dos maiores e mais relevantes projetos de saúde pública”, enfatizou o prefeito.

Além de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, as equipes de agentes comunitários de saúde são compostas na média de um para cada grupo de habitantes, a serem visitados pelo menos uma vez por mês. Os agentes mapeiam as áreas e cadastram as famílias, dando-lhes conhecer das práticas de saúde e higiene pessoal. Assim, defendem-se direitos, garante-se a saúde e poupam-se verbas, ao se tratar a doença na casa do enfermo, em lugar de conduzi-lo à Unidade de Saúde.

Além desse atendimento domiciliar, as equipes atuam em campanhas como as de vacinação, prevenção de DST e palestras com hipertensos e diabéticos. “A esses grandes brasileiros, a nossa admiração e o nosso reconhecimento. Que continuem a lutar por um Brasil melhor, mais humano e mais fraterno, esses homens e mulheres que são mais do que agentes de saúde: são mensageiros da cidadania, semeadores da dignidade, anjos da paz e da esperança”, concluiu o prefeito Jun, em iniciativa corroborada pela secretária municipal de Saúde de Bodoquena Eunice Flores.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.bodoquenanews.com.br

Brasil: R$ 3.820,00 é o valor do Prejuízo que os ACS's tiveram com o Piso Congelado

Perdas são ainda maiores se aplicada aos Agentes de Combate ás Endemias O SINACS/RJ - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Es...