quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova Unidade de Saúde da Família Fluvial será inaugurada em Santarém pelo Ministro Alexandre Padilha

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

por Fabio Pena

Aconteceu no dia 14, no Terminal Turístico na Orla de Santarém, a cerimônia de inauguração da 2a Unidade Básica de Saúde Fluvial que funcionará à bordo do catamarã Abaré II, construído pelo Projeto Saúde & Alegria (PSA) com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. A Unidade será entregue pela prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o PSA, e contará com presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A nova Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial surge da iniciativa exitosa desenvolvida pelo Projeto Saúde & Alegria e o Município de Santarém e Belterra no atendimento à saúde das populações ribeirinhas do rio Tapajós por meio do Barco ABARÉ I, com apoio da Fundação Terre des Hommes. Após alguns anos de experiência, se tornou a primeira Unidade beneficiada pela portaria ministerial que, em 2009, instituiu critérios diferenciados de implantação, financiamento e manutenção da Estratégia Saúde da Família Fluvial, visando beneficiar as populações ribeirinhas da Amazônia Legal e Mato Grosso do Sul. Municípios destas regiões, já podem requerer ao Ministério da Saúde o financiamento de Unidades como a que será inaugurada hoje, além de recursos para as respectivas equipes de profissionais da saúde.

A nova Unidade de Santarém possui estrutura física com pronto de atendimento, farmácia, consultório médico, sala de Coleta de PCCU/sala de enfermagem, gabinete odontológico, laboratório, sala de Vacina, área de espera, banheiros para usuários e servidores, camarotes masculino e feminino, refeitório, espaço para redes, copa e depósito de materiais.

Após a inauguração, a equipe composta por 15 servidores da SEMSA (médico, enfermeiros, odontólogo, TSB, técnicos de Enfermagem, técnico de laboratório, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e tripulação), será deslocada para a região da RESEX/Arapiuns, com o objetivo de realizar assistência em saúde para usuários de 42 comunidades no período de 15 a 22 de outubro, quando serão ofertados os serviços de: consulta médica, consulta de enfermagem, atendimentos odontológicos, imunização, coleta de PCCU, atendimento dos grupos de HIPERDIA, pré-natal, exames laboratoriais, educação em saúde e todos os programas preconizados pelo ministério da Saúde.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: redemocoronga.org.br