sábado, 22 de outubro de 2011

Governo certifica 543 concluintes em curso técnico de agentes de saúde

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Os agentes que concluíram a I Etapa do Curso de Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde, oferecido pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vão receber os certificados em solenidade neste sábado (22), às 13h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Os 543 formandos são trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de 44 municípios paraibanos.

Essa etapa do curso, que teve uma carga horária de 400 horas, foi organizada em três eixos temáticos: “O processo de organização dos serviços e a municipalização como estratégia de construção e fortalecimento do SUS, a partir de um modelo voltado para a prevenção e promoção da saúde”; “O processo de trabalho em Saúde, tendo a estratégia de saúde da família como eixo estruturante do atual modelo de saúde” e “A vigilância em saúde e a importância do sistema de informação para implementação de políticas públicas locais”.

O objetivo da formação é promover a qualificação do agente comunitário de saúde (ACS) para desenvolver suas atividades na comunidade com competência, fortalecendo os serviços de saúde. Ilka Liêta Nunes Marques e Maria de Fátima Alves Araújo foram as instrutoras do curso para os 28 trabalhadores de Quixaba, Cacimba de Areia, Baraúnas, e Passagem. “O curso fez grande diferença nas comunidades atendidas por estes profissionais”, disse Ilka.

Segundo ela, os planos de ação, resultantes do curso, foram apresentados pelos próprios trabalhadores, nos quatro municípios, aos prefeitos, vereadores, secretários de saúde e educação e a comunidade. “Sugerimos aos ACS que solicitassem das autoridades constituídas a inclusão desses planos nos Planos Plurianuais dos municípios, para que as melhorias sejam implantadas nas comunidades”.

PPA – No plano de ação, os ACS sugeriram solução de problemas comuns aos municípios, que terminam causando doenças na população, a exemplo da falta de saneamento básico, coleta de lixo inadequada e fossas que transbordam. “O curso serviu muito ainda para levantar a autoestima do profissional que é a mola mestra do SUS. É ele quem está na ponta do processo, vivenciando todos os problemas para enviar as informações para o Ministério da Saúde”, disse Fátima.

Os 44 municípios onde foram contemplados os 543 Agentes Comunitários de Saúde são: Água Branca; Barra de Santana; Riacho de Santo Antonio; Alcantil; Boa Vista; Cabaceiras; Brejo dos Santos; Bom Sucesso; Cuité de Mamanguape; Capim; Gado Bravo; Juarez Távora; Riachão do Bacamarte; Livramento; São José dos Cordeiros; Mãe D`Água; São José do Bonfim; Olho D`Água; Emas; Pedro Régis; Curral de Cima; Quixaba; Areia de Baraúna; Cacimba de Areia; Passagem; Riacho dos Cavalos; Jericó; Santa Luzia; Junco; São José do Sabugi; Várzea; São João do Cariri; Parari; Gurjão; Santo André; São Domingos do Cariri; São José de Caiana; Serra Grande; São Sebastião do Umbuzeiro; São João do Tigre; São Vicente do Seridó; Cubati; Olivedos; e Serra Redonda.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.paraiba.pb.gov.br