segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde tem aula inaugural nesta segunda

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde terá sua aula inaugural nesta segunda (12), no Centro de Convenções e deverá reunir todos os agentes de saúde do Município, um universo de 1.600 profissionais. O evento contará com a presença do prefeito do Recife, João da Costa; do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; e do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, além de diretores e gerentes da secretaria.

O curso será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Escola de Saúde Pública de Pernambuco) e com a Universidade de Pernambuco (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças). A Secretaria de Saúde do Recife contou também com a participação dos trabalhadores, através de sua entidade representativa SINDACS-PE, no processo de construção do curso. De acordo com os organizadores do curso, espera-se que os profissionais desenvolvam competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação, proporcionando conhecimento reflexivo e crítico para atuação neste campo.

As aulas terão a duração de nove meses e serão dadas pelos profissionais da rede municipal. Nelas, entre outros aspectos, os novos técnicos aprenderão a analisar criticamente a realidade de sua comunidade, compreendendo sua dinâmica social e histórica e desenvolverão estratégias que potencializem a relação entre sua prática e a mobilização pela garantia do direito à saúde, com articulação entre as políticas públicas e as necessidades reais da população.

A grade curricular abordará desde a Reforma Sanitária Brasileira e Políticas Públicas em Saúde, até o modelo de Atenção e gestão à Saúde de Recife e seus dispositivos: Acolhimento; Projeto Terapêutico Singular; clinica ampliada/matriciamento e co-gestão, passando ainda pelo papel social do ACS junto às comunidades do Recife: caminhos históricos percorridos e situação atual da profissão.

O curso
As aulas transcorrerão no horário de expediente das equipes, sendo necessário que o estudante dedique 8 horas semanais para as aulas presenciais, que serão distribuídas em dois turnos à tarde. O curso contará também com a realização de carga-horária complementar a partir de oficinas vivenciais. As turmas serão divididas por Distrito Sanitário, sendo compostas por aproximadamente 30 estudantes por docente. Cada docente será responsável pelo acompanhamento integral dos estudantes do início ao final do curso.

Com informações da assessoria


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.folhape.com.br