quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Brasília: Agentes comunitários cruzam os braços

Secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Foto Brito

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Trabalhadores fizeram manifestação e movimento deve prejudicar ações programadas para a Semana de Prevenção Contra a Dengue

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de vigilância ambiental (combate à dengue) da Secretaria de Saúde do DF estraram hoje em greve. Pela manhã, cerca de 350 trabalhadores se reuniram em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães e fizeram uma passeata até o Palácio do Buriti, fechando duas vias do Eixo Monumental. Mais de 1,5 mil agentes aderiram à mobilização, por tempo indeterminado, e apenas 30% deles vão continuar suas atividades.

A principal pauta de reivindicação é o pagamento das gratificações, promessa feita pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, no início do ano. Segundo Wendel Barros, integrante da Comissão dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde, o governo teve três prazos para pagar as gratificações: junho, julho e agosto. Outra reivindicação da categoria é a mudança do regime trabalhista. “Queremos o regime estatutário, pois todos nós somos concursados e contratados pela Secretaria de Saúde do DF”, disse a agente de Vigilância Ambiental, Karina Veras.

De acordo com Barros, o cadastro da categoria está como estatutário, mas ninguém recebe de acordo com o cadastro. “Amanhã (20), é o dia que inicia a Semana de Prevenção Contra a Dengue, e a ação não terá bons resultados por conta da greve. Infelizmente, é a população que sofre com isso”, afirmou. Ainda segundo o integrante da comissão, o GDF informou aos agentes que o ponto será cortado e não haverá negociações nem acordos.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que a Secretaria de Administração, com o apoio do órgão, está em fase de negociação com as categorias de agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância ambiental e todas as propostas já foram encaminhadas ao GDF. Na quinta-feira (22) está marcada uma reunião entre os representantes da classe e a Secretaria de Administração do governo. Até o fechamento desta edição, os agentes estavam em frente ao Palácio do Buriti tentando falar com alguma autoridade do governo para negociar a situação.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: wwww.maiscomunidade.com